Questões de Pedagogia da FEPESE

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Listagem de Questões de Pedagogia da FEPESE

Aprender a observar é uma condição necessária nesta perspectiva de avaliação. Observar como os estudantes constroem o conhecimento, considerando a dimensão cognitiva e as múltiplas relações sociais/ pedagógicas, que se materializam no cotidiano escolar. Ensinar os estudantes a participar desta observação, enquanto ação problematizadora, também é tarefa importante nessa concepção.
Estamos falando da avaliação de perspectiva:

Conforme Veiga (2013), na construção de um Projeto Político-Pedagógico três pressupostos básicos necessitam ser considerados, quais sejam, os pressupostos filosófico-sociológicos, os pressupostos epistemológicos e os pressupostos didático-metodológicos.
Relacione abaixo os pressupostos com suas respectivas descrições.
Coluna 1 Pressupostos 1. Filosófico-sociológicos 2. Epistemológicos 3. Didático-metodológicos
Coluna 2 Descrição ( ) Levam em conta que o conhecimento é construído e transformado coletivamente. Nesse sentido, o processo de produção do conhecimento deve pautar-se, sobretudo, na socialização e na democratização do saber. ( ) Entende-se que a sistematização do processo ensino-aprendizagem precisa favorecer o aluno na elaboração crítica de conteúdos, por meio de métodos e técnicas de ensino e pesquisa que valorizem as relações solidárias e democráticas. ( ) Consideram a educação como compromisso político do Poder Público para com a população, com vistas à formação do cidadão participativo para um determinado tipo de sociedade.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Segundo Piaget, o processo de aprendizagem se relaciona ao desenvolvimento mental, sendo de grande importância, para tanto, a capacidade das “operações” por parte da criança.
O período em que essa capacidade se desenvolve, ainda segundo este autor, denomina-se

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base nas Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
1. Ao longo de todo o processo de escolarização, o Atendimento Educacional Especializado deve estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum.
2. A interface da educação especial na educação indígena, do campo e quilombola deve assegurar que os recursos, serviços e atendimento educacional especializado estejam presentes nos projetos pedagógicos construídos com base nas diferenças socioculturais desses grupos.
3. O acesso à educação tem início no primeiro ano dos anos iniciais, na qual se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e desenvolvimento global do aluno.
4. Devido à diferença linguística, orienta-se que o aluno surdo esteja com outros surdos em turmas comuns na escola regular.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil foram elaborados com base em aspectos fundamentais para a qualidade da instituição de educação infantil, expressos nas seguintes dimensões dessa qualidade:
1. Planejamento institucional. 2. Multiplicidade de experiências e linguagens. 3. Interações. 4. Promoção da saúde. 5. Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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