Questões de Pedagogia da FEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FEC

Observe um trecho do poema O Adolescente, de Mário Quintana, e a tira Gente Como a Gente, de Mark Cullum:

"Adolescente, olha!

A vida é nova... A vida é nova e anda nua

-vestida apenas com o teu desejo!"

 

 

 

Uma das expectativas percebidas em algumas escolas é a de que o Orientador Educacional atue como mediador das relações entre o aluno adolescente e sua família. Ao fazê-lo, o orientador deverá considerar que:

I - O grupo familiar constitui o grupo de participação e de referência fundamental, e é por isso que os valores desse grupo constituem bases significativas na orientação do adolescente, quer a família atue como grupo positivo de referência, quer opere como grupo negativo de referência.

II- Ttrazer os pais à escola constitui uma das atividades do Orientador. Ele faz com que eles participem do projeto dela de diferentes formas, desde o planejamento do projeto pedagógico até as decisões que a escola deve tomar.

III - Há um despreparo no nível emocional e de conhecimento objetivo dos pais sobre o desenvolvimento social, psicológico e intelectual do adolescente, cabendo ao Orientador informá-los a esse respeito.

IV - Cabe à escola, nos dias de conflito, característicos da pós-modernidade, o papel de orientar não só o aluno, mas também sua família, já que os serviços particulares de apoio familiar têm preço elevado e os serviços públicos não atendem a toda demanda dessa área.

Estão corretas as afirmativas:

O significado de "Orientação Educacional" vai sendo construído ao longo do tempo, procurando responder às demandas de cada contexto histórico. Pensar em Orientação Educacional hoje implica considerar as dimensões descritas abaixo, que foram se estabelecendo nesse processo histórico:

I - aquela determinada pela legislação que aborda a Orientação Educacional;

II - a que resultou da prática da própria Orientação, a partir da realidade e das expectativas da comunidade escolar;

 III - a que foi sendo construída pelos orientadores, que a legitimam em termos de uma prática pedagógica.

Essas três dimensões são chamadas, respectivamente:

Observe a figura abaixo:

"A Orientação Educacional estará junto na construção de uma escola de qualidade, em que a cidadania deve ser vivida no dia-a-dia, através das diferentes abordagens e experiências".

 (GRINSPUN, 2002)

Nas afirmações a seguir, coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, considerando as práticas de "vivência da cidadania" propostas pela autora:

( ) Discussão dos processos de aprendizagem, objetivos, conteúdos, metodologias e avaliações dos alunos.

( ) Priorização da aprovação e promoção do aluno como um meio de superação das suas dificuldades de origem e ascensão social.

( ) Atendimento individual visando à integração da personalidade e à adaptação integral do sujeito ao contexto social.

( ) Reflexão sobre preconceitos, estereótipos e marginalizações que ocorrem dentro e fora da escola

( ) Análise de situações vivenciais, à luz das diferentes dimensões e abordagens pelas quais os valores são reconhecidos dentro e fora da escola.

O preenchimento correto, de cima para baixo, é:

"As dificuldades para superar o fracasso estão mais no campo social do que no campo pessoal, embora, sempre, recaia sobre o indivíduo a responsabilidade maior desta superação".

(Miriam Grinspun)

Nem sempre o papel da Orientação Educacional diante do fracasso escolar foi visto nos termos da frase acima. Considerando a trajetória da análise do fracasso escolar, numere a seqüência de baixo de acordo com a de cima:

 I - fracasso centrado nas diferenças individuais

 II - fracasso como deficiência cultural

III - fracasso como resultado das diferenças culturais

 IV - fracasso como produto das questões intraescolares

( ) Trabalho com as relações interpessoais dentro da escola, assessorando o professor em sua prática.

( ) Atendimento às diferenças individuais e ajustamento dos alunos à escola e à sociedade.

( ) Complementação e superação das deficiências, trabalhando as carências apresentadas.

( ) Compreensão da diversidade de culturas existentes na escola. A ordem correta, de cima para baixo, é:

A ordem correta, de cima para baixo, é:

É função da escola preparar para o mundo do trabalho, e o Orientador Educacional deve ser o profissional responsável pela implementação e coordenação desse trabalho na escola. Ele deverá propor uma integração entre os diferentes professores e profissionais, a fim de realizar um trabalho em equipe. Nessa abordagem deve-se discutir:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis