Questões de Pedagogia da FCC

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Listagem de Questões de Pedagogia da FCC

Várias são as categorizações existentes acerca das abordagens de ensino ou concepções pedagógicas. Independentemente dos termos usados pelos diversos autores, há certo consenso de que, no Brasil, dentre as tendências marcantes estão o tecnicismo (aprender a fazer) e o progressivismo (que representa correntes teóricas como o construtivismo, o sociointeracionismo etc.).

Considere os pensamentos abaixo.

I. A tarefa da educação é desenvolver um repertório de comportamentos que sejam eventualmente reforçados na vida diária e profissional do graduado. II. A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir. III. O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa. Na ausência do outro, o homem não se constrói. IV. Ninguém pode escolher os próprios pais ou a pátria, mas cada um pode moldar sua personalidade pela educação.

Representam as correntes tecnicista e progressivista, respectivamente, o que se afirma APENAS em 

Segundo José Cerchi Fusari, o planejamento escolar não é e nem deve ser uma atividade burocrática, mas sim constituir uma atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente. Os elementos que, necessariamente, a escola e o professor devem considerar no processo de planejamento são, os

Segundo Érika Dias e Fátima Cunha de Ferreira Pinto, [...] o ato de educar é um processo constante na história de todas as sociedades, não é o mesmo em todos os tempos e lugares, e é, em sua essência, um processo social. Sobre as relações entre educação e sociedade, NÃO representa decorrências da concepção de Dias e Pinto:

A educação de qualidade, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, possui três conceitos importantes:

I. Reporta-se à promoção de aprendizagens significativas do ponto de vista das exigências sociais e de desenvolvimento pessoal. II. Refere-se à possibilidade de atender às necessidades e às características dos estudantes de diversos contextos sociais e culturais e com diferentes capacidades e interesses. III. Alude à importância de tratar de forma diferenciada o que se apresenta como desigual no ponto de partida, com vistas a obter desenvolvimento e aprendizagens equiparáveis, assegurando a todos a igualdade de direito à educação.

Os itens I, II e III descrevem, correta e respectivamente, os conceitos de 

Nos estudos atuais, defendemos a ideia da criança sujeito que se produz dentro de realidades, por isso, afeta e é afetada pelo contexto no qual interage. Em contrapartida, negamos a infância universal e padronizante. Concebemos a diversidade no campo da infância como espaço de construções e interações relacionadas à cultura e ao lugar no qual a identidade das crianças se constitui e se encontra em permanente devir. Conclamamos uma infância inter/multicultural nas dimensões política, econômica, cultural, geográfica e social.

(GONÇALVES, 2017, p. 24)

Acerca da concepção da infância e da desigualdade educacional:

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