Questões de Pedagogia da FCC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FCC

#Questão 1048098 - Pedagogia, Legislação da Educação, FCC, 2022, SEC-BA, Linguagem, com ênfase em Língua Portuguesa III

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).
(BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Disponível em: http://inep80anos.inep.gov.br
Considerando o disposto no documento da BNCC, seus principais fundamentos pedagógicos são

#Questão 1048099 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FCC, 2022, SEC-BA, Linguagem, com ênfase em Língua Portuguesa III

A abordagem curricular que se infere pelas expressões gosto elitista e antidemocrático, no sentido empregado no trecho, é corretamente caracterizada 

#Questão 1048101 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FCC, 2022, SEDU-ES, Professor MaPB Ensino Fundamental e Médio Matemática

Boaventura de Souza Santos (2003, p. 56) afirma que [...] temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades. Tendo em vista que esta afirmação ratifica os fundamentos de uma educação inclusiva,

Na década de 1970, o movimento da Nova Sociologia da Educação problematizou aspectos relativos ao currículo e sua relação com a sociedade e o poder. Um dos enfoques centrais foi elaborado por Michael Young, cuja discussão principal era 

Leia o excerto de Celso Vasconcellos sobre o papel do coordenador pedagógico na escola.

O coordenador, como todo educador, vive esta eterna tensão entre a necessidade de dirigir, orientar, decidir, limitar, e a necessidade de abrir, possibilitar, deixar correr, ouvir, acatar, modificar-se. Todavia, o dirigir, o orientar, mais do que o sentido restritivo, tem o objetivo de provocar, despertar para a caminhada, para a travessia, para abandonar o aconchego do já sabido, do já vivido.
(VASCONCELLOS, 2011, p. 3)

Considerando esses indicativos, são ações esperadas do coordenador pedagógico:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis