Questões de Pedagogia da FAURGS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FAURGS

“Ser pedagogo na contemporaneidade requer o esforço de perceber e ser coeso com seu tempo. Demanda ter atitudes à altura do seu tempo, para além do seu tempo, perceber que o escuro não se separa das luzes e, apesar dos desencantos, entender a necessidade de atuarmos sobre nós mesmos, aperfeiçoando nossas ações e as relações que estabelecemos com os outros. Tudo isso na expectativa do encontro existencial de contemporâneos capazes de dinamizar experiências, na tentativa de superar a fragmentação reducionista que restringe o nosso viver” (LAGO, C.; MARIANI, I. K, 2017, s/p).
Segundo o excerto acima, pode-se concluir que os pedagogos que atuam no tempo presente

Segundo Jussara Hoffmann (2011), para entender de avaliação mediadora, é essencial conceber a multidimensionalidade do termo aprender.
Assinale a alternativa que está em DESACORDO com a orientação da autora.

Qual dos autores abaixo compreende a aprendizagem como um processo de participação variável dos sujeitos nas atividades socioculturais e considera a participação orientada/guiada como conceito central de sua teoria?

Considerando as concepções de Vasconcellos (2002), numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as três dimensões da elaboração de um planejamento ao tipo de atividade reflexiva que a caracteriza.
(1) Realidade
(2) Finalidade
(3) Plano de ação mediadora
( ) projetivo-mediadora
( ) cognoscitiva
( ) teleológica
A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é 

Considere o trecho a seguir sobre a objetividade nas Ciências Sociais segundo Max Weber (1989). A ciência social que nós pretendemos praticar é uma ciência da ____________. Procuramos compreender a realidade da vida que nos rodeia e na qual nos encontramos situados naquilo que ela tem de específico: por um lado, as conexões e _________________ de suas diversas manifestações em sua configuração atual e, por outro, as causas pelas quais se desenvolveu historicamente assim e não de outro modo. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as colunas do trecho acima.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis