Questões de Pedagogia da FAU

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Listagem de Questões de Pedagogia da FAU

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) define diretrizes para toda a educação brasileira. No que se refere ao currículo na educação básica, a LDB define que:
I - Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada. II - Os currículos devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil. III - O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular optativo da educação básica. IV - As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de Arte.
A única assertiva INCORRETA acerca do que a LDB define para o currículo da educação básica é:

O Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações segue a mesma estrutura da BNCC, trazendo para a realidade paranaense discussões sobre os princípios e direitos basilares dos currículos no estado e suscitando a reflexão sobre a transição entre as etapas, bem como a avaliação como um momento de aprendizagem. Respeita os princípios orientadores que devem garantir os objetivos e direitos de aprendizagem dos estudantes paranaenses. São princípios do Referencial Curricular do Paraná:
I - A prática fundamentada na religião dos sujeitos da escola. II - O compromisso com a formação integral. III - A valorização da diversidade. IV - O cuidado quanto a transição entre as etapas. V - A educação inclusiva especialmente no atendimento educacional especializado.
Assinale a alternativa que contempla os princípios indicados no Referencial: 

Emília Ferreiro e Ana Teberosky são referências para o ensino da alfabetização. Elas concentram suas pesquisas nos mecanismos cognitivos relacionados a leitura e a escrita. Segundo elas, o processo de conhecimento é gradual e passa por diferentes hipóteses. A partir de seus estudos, as autoras identificaram que os alunos percorrem diferentes níveis de escrita. Observe a imagem a seguir: 

Imagem associada para resolução da questão

Ao analisar a imagem, seguindo os níveis de escrita propostos pelas autoras, podemos afirmar que a imagem expressa o nível:

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil. Nesta perspectiva, definem três princípios a serem respeitados nas propostas pedagógicas. São eles:

A gestão escolar constitui o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição escolar, de modo que alcance os objetivos educacionais esperados. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define que a gestão escolar deve ser uma gestão democrática e participativa. Pensando na materialização desta gestão no espaço escolar, é INCORRETO afirmar que: 

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