Questões de Pedagogia da FAU

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Listagem de Questões de Pedagogia da FAU

“O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade”. (BRASIL, 2009, p. 1). Diante dessa premissa, marque V para verdadeiro e F para falso: 
( ) Brincadeiras e interações acontecem diariamente entre as crianças e representam o direito à infância, a viver e crescer em um ambiente lúdico e prazeroso que lhes proporcione segurança e confiança. ( ) Contudo, isso não quer dizer que esses momentos dispensem a necessidade de intencionalidade e planejamento do trabalho pedagógico, pois os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento se tornam mais complexos ou diferentes em cada faixa etária, considerando as singularidades. ( ) Além dos eixos: interações e a brincadeira, a BNCC, compreendendo a criança como um ser integral, com necessidade de direitos essenciais de aprendizagem e desenvolvimento. ( ) A estruturação dos currículos prevista na BNCC com uma organização em campos de experiência reafirma as DCNEIs, em especial o seu artigo 9º.
A sequência correta de cima para baixo é:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina dez (10) competências para serem desenvolvidas ao longo do período do escolarização. Dentre elas, qual é trabalhada somente a partir do Ensino Médio?
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Leia atentamente a frase a seguir: “A escrita não é um produto escolar, mas sim um objeto cultural, resultado do esforço coletivo da humanidade. Como objeto cultural, a escrita cumpre diversas funções de existência”. A frase acima é atribuída à:

#Questão 945268 - Pedagogia, Legislação da Educação, FAU, 2023, Prefeitura de Imbituva - PR, Professor: Ensino Fundamental Anos Iniciais

“O documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) assegura os direitos de aprendizagem elencados em dez competências a serem alcançadas pelos alunos e orientam o desenvolvimento escolar dos estudantes em todas as fases da Educação Básica”. Diante disso, leia abaixo as sentenças e na sequência marque qual alternativa está correta:
I - Os direitos e objetivos de aprendizagens são comuns, porém, os currículos são diversos, tendo em vista que esses devem ser elaborados em respeito a realidade local, social e individual da escola e de seus estudantes. II - Pelo motivo de ter que considerar a especificidade de cada região, fez-se necessária a elaboração do Referencial Curricular do Paraná: princípios, deveres, noções e orientações, o qual considera a realidade educacional do estado. III - Segundo Referencial Curricular do Paraná: ‘Um dos indicadores de qualidade é a existência, em cada instituição, de um projeto político pedagógico elaborado e revisado constantemente pelos profissionais que nela atuam, considerando “as orientações legais vigentes e [...] os conhecimentos já acumulados a respeito da educação infantil” (BRASIL, 2009, p. 37). IV - É no Projeto Político Pedagógico que se consolida o currículo e se definem as especificidades para o trabalho articulado entre o cuidar e o educar inerente à Educação Básica.

“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno”. Em relação a alfabetização e letramento é incorreto afirmar que:

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