Questões de Pedagogia da FAU

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Listagem de Questões de Pedagogia da FAU

De acordo com a Lei n° 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:


I - Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

II - É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

III - Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

IV - É facultativo a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

De acordo com a Lei n° 12.796, de 04.04.2013 - Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:


I - A lei estabelece ser dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 5 (cinco) anos de idade.

II - Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

III - A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

IV - Entende-se por educação regular, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Complete as lacunas:
I - Na perspectiva de ________________, o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem - meio, sujeito -objeto. Conhecer consiste em operar sobre o real e transformá-lo a fim de compreendê-lo, é algo que se dá a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento. O conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo.
II - Para _______________, a criança nasce inserida num meio social, que é a família, e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros. Nas interações cotidianas, a mediação (necessária intervenção de outro entre duas coisas para que uma relação se estabeleça) com o adulto acontece espontaneamente no processo de utilização da linguagem, no contexto das situações imediatas.
Agora assinale a alternativa correta:

O processo educativo possui diferentes faces, não acabadas, sendo que sua identificação clara e precisa nem sempre é possível, devido aos seus múltiplos aspectos. Por se tratar de um fenômeno histórico e humano, com frequência é abordado sob diferentes óticas. Segundo Mizukami (1986), o processo de ensinar pode ser classificado como: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sociocultural. Relacione a primeira coluna com a segunda:
1ª COLUNA: I - Abordagem Tradicional. II - Abordagem Comportamentalista. III - Abordagem Humanista. IV - Abordagem Cognitivista. V - Abordagem Sociocultural.
2ª COLUNA: ( ) Nesta abordagem, o conhecimento é o resultado da experiência. Desta forma, a escola é reconhecida como a instituição que educa de maneira formal e os modelos educativos são construídos com base na análise dos processos, pelos quais o comportamento é modelado e respectivamente reforçado. O papel do professor é de um “planejador educacional” transmitindo conteúdos que tem como objetivo o desenvolvimento de competências por parte de seus alunos.
( ) Nesta abordagem de ensino, o foco está no desenvolvimento da personalidade dos indivíduos, tendo Carl Rogers, um de seus principais teóricos. Neste processo, o professor não transmite simplesmente os conteúdos, mas dá a assistência necessária aos estudantes, atuando, desta forma, como facilitador da aprendizagem. O conteúdo nesta abordagem surge das próprias experiências vivenciadas pelos estudantes, que são considerados em um processo continuado de descobertas de si mesmos.
( ) Nesta abordagem, o professor é visto como o especialista e elemento principal na transmissão do conhecimento. O aluno, por sua vez, é visualizado como um receptor passivo, que, recebendo os conhecimentos necessários pelo professor, torna-se apto de ensiná-los a outras pessoas e a exercer de forma eficaz uma profissão. Essa abordagem traz uma visão individualista do processo educacional, bem como do caráter cumulativo do conhecimento. O ensino, nesta abordagem, é caracterizado pela explanação do professor e, consequentemente, memorização por parte do aluno.
( ) Consiste de forma fundamental na interação. O conhecimento se dá pelas interações entre sujeito e objeto, sem enfatizar nenhum polo desta relação. Considera o indivíduo como um sistema aberto, que evolui através de reestruturações sucessivas, buscando um estágio final nunca alcançado de forma definitiva. O ensino compatível com esta abordagem deve fundamentar-se na “tentativa e erro”, na pesquisa científica e na solução de problemas pelo aluno e não na memorização de fórmulas, conceitos e nomenclaturas.

( ) Esta abordagem considera os aspectos socioculturais que estão presentes no processo de ensino/aprendizagem. A ênfase é voltada ao sujeito, na função de elaborador e criador de seu conhecimento. Sendo assim (ser humano como sujeito de sua própria educação), as ações educativas têm como objetivo principal promovê-lo (e não o ajustar) à sociedade.
Agora assinale a sequência correta:

Ao considerar a Didática como um conjunto de estratégias, com o objetivo de proporcionar o alcance dos “produtos educacionais”, alternando-se com a Metodologia de Ensino. A Didática, de um modo geral, enfatiza:
Agora assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso nas lacunas abaixo:
( ) Elaboração de planos de ensino
( ) Formulação de objetivos instrucionais
( ) Seleção de conteúdos
( ) Técnicas de exposição e de condução de trabalhos em grupo
( ) Utilização de tecnologias a serviço da eficiência das atividades educativas
Agora assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:

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