Questões de Pedagogia da FADENOR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FADENOR

Segundo Freire (2007), a educação sozinha não mudará a escola nem o mundo e, muito menos, garantirá a formação plena de nossos estudantes; mas, sem ela, essa mudança, em uma perspectiva democrática para a qualidade social, não ocorrerá. Por essa razão, a educação, como ato político-pedagógico, é indispensável para garantir o direito à cidadania emancipatória. Na visão de Paulo Freire, são elementos de uma educação emancipatória:
I - O “diálogo horizontal”, em que as ideias, tanto do educando quanto do educador, são válidas e devem ser valorizadas, pois os homens se educam juntos na transformação do mundo. II - O “diálogo vertical”, o qual limita o educando a prestar atenção ao educador, escutá-lo e obedecê-lo, impossibilitando, assim, o desenvolvimento da consciência crítica, permanecendo a consciência ingênua. III - A educação dialógica, a qual busca incentivar o educando a refletir sobre a sua própria história e o seu lugar na sociedade.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S)

O professor da EJA deve redirecionar concepções e conceitos em sua organização pedagógica, considerando as especificidades desse segmento. Nesse contexto, o educador da EJA deve ..................................................................
Assinale a alternativa CORRETA, que completa adequadamente a lacuna do trecho acima.

A educação inclusiva surgiu em diferentes momentos e contextos, especialmente a partir da década de 1990, quando ocorreu a Conferência Mundial de Educação Especial e foi proclamada a Declaração de Salamanca, que define políticas, princípios e práticas da educação especial (UNESCO, 1994). Sobre a educação inclusiva nas escolas, analise as afirmativas a seguir.
I - A escola deve oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE) e serviço de apoio à sala de aula comum, a qual disponha de meios e recursos necessários para a aprendizagem de cada aluno. II - Em toda escola inclusiva, o aluno é sujeito a segregação, para garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem, de forma a transformar a educação e a sociedade num lugar mais democrático. III - A escola inclusiva corresponde a uma escola comprometida em proclamar e observar todos os direitos inerentes à diversidade.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

O processo ensino-aprendizagem é uma construção coletiva, mediado pela relação professor/aluno/conhecimento. Assinale a alternativa que complementa essa concepção. 

Segundo Hoffman (1991), o paradigma da avaliação caracteriza-se em prestar atenção no aluno, conhecer suas dificuldades, reconhecer seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados e, para a educadora, cada aluno é único. Segundo a autora, este paradigma caracteriza a avaliação

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis