Questões de Pedagogia da CETREDE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CETREDE

#Questão 943616 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CETREDE, 2023, Prefeitura de Caucaia - CE, Gestão em Acompanhamento, Suporte e Apoio na Área Educacional

Leia o texto a seguir.
A escola, do jeito que a conhecemos e ajudamos a conserva-la, vem sendo ainda uma instituição que não tem sabido lidar com as graves questões que afligem a sociedade de hoje. Diariamente chegam notícias sobre atos bárbaros cometidos contra e por jovens em idade escolar. Uns desumanamente excluídos do sistema educacional, mas outros, e o que é muito grave, matriculados e contabilizados como discentes em nossas salas de aula. O primeiro caso – a exclusão – denuncia a disparidade de uma sociedade que nega, a um bom número de seus jovens, o direito à educação e estes, pelas circunstâncias, ficam à mercê de uma “autoformação”. O segundo leva a nós, educadores, a nos indagar que tipo de formação é a que temos oferecido aos nossos alunos. Não é possível falar de escola e educação sem incluir a discussão sobre os valores, sobre a educação moralista e a educação ética.

Diante do exposto, constatamos que não existe educador ético separado do sujeito ético. Em relação ao perfil de um educador ético, marque a alternativa INCORRETA.

#Questão 943618 - Pedagogia, Legislação da Educação, CETREDE, 2023, Prefeitura de Caucaia - CE, Gestão em Acompanhamento, Suporte e Apoio na Área Educacional

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, a organização da educação Básica contempla o(a)
I. classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental. II. desenvolvimento do educando para o exercício da cidadania. III. alfabetização plena e a formação de leitores, como requisitos essenciais. IV. exclusão da educação alimentar e nutricional entre os temas transversais. V. determinação obrigatória das séries anuais, retirando a possibilidade de ciclos.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

#Questão 943619 - Pedagogia, Educação Infantil, CETREDE, 2023, Prefeitura de Caucaia - CE, Gestão em Acompanhamento, Suporte e Apoio na Área Educacional

A ludicidade enriquece as atividades em sala de aula e dinamiza as relações sociais no ambiente escolar, fortalecendo a relação entre o educador e o educando. Com os jogos e as brincadeiras, as crianças:
I. encontram o equilíbrio entre o real e o imaginário. II. apresentam desatenção e pouco estímulo. III. desenvolvem seu potencial cognitivo, motor e social. IV. incorporam valores, o desenvolvimento cultural. V. possibilitam apenas diversão e entretenimento.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

#Questão 943617 - Pedagogia, Legislação da Educação, CETREDE, 2023, Prefeitura de Caucaia - CE, Gestão em Acompanhamento, Suporte e Apoio na Área Educacional

Leia a afirmação a seguir.
A escola é uma instituição social que deve apresentar unidade em seus objetivos (sócio-políticos e pedagógicos), interdependência entre a necessária racionalidade no uso dos recursos (materiais e conceituais) e a coordenação do esforço humano coletivo. Por ser um trabalho complexo, a organização e gestão escolar requerem o conhecimento e a adoção de alguns princípios básicos, cuja aplicação deve estar subordinada às condições concretas de cada escola. São propostos os seguintes princípios da concepção de gestão democrática-participativa.
(LIBÂNEO, 2001).
Analise as afirmativas a seguir:
I. Autonomia das escolas e da comunidade educativa.
II. Relação orgânica entre direção e a participação dos membros da equipe escolar.
III. Planejamento das tarefas, ou seja o plano de ação da escola ou projeto pedagógico, discutido e analisado publicamente pela equipe escolar e os técnicos do MEC.
IV. Formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar.
V. O processo de tomada de decisões deve basear-se em informações concretas, analisando cada problema em seus múltiplos aspectos e na ampla democratização das informações.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS. 

#Questão 943620 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CETREDE, 2023, Prefeitura de Caucaia - CE, Gestão em Acompanhamento, Suporte e Apoio na Área Educacional

O bullying é um fenômeno que começou a ser estudado na Suécia, na década de 1970. No cenário brasileiro, foi, sobretudo, na década de 1990 que o bullying passou a ser discutido, mas foi, a partir de 2005, que o tema passou a ser objeto de discussão em artigos científicos (Lopes, 2005). O bullying não pode passar desapercebido aos profissionais da educação, pois os problemas causados por ele são muitos, são graves e afetam as vítimas, seus agressores e também as testemunhas das agressões. Nesse contexto, é considerado bullying quando identificamos a(os)
I. intencionalidade do autor em ferir o alvo. II. persistência na agressão entre os pares. III. conflitos entre o professor e o aluno. IV. presença de discussões pontuais. V. ocorrência de intimidação sistemática.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis