Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

#Questão 1049394 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Ensino Fundamental - Especialidade: Lingua Inglesa

As atividades de escrita na escola são comumente vistas como meios de obter uma nota e, assim, raramente criam situações de comunicação real e interação entre professores e alunos.
Em um mundo em que está cada vez mais difícil produzir situações de prática da escrita, uma vez que a tecnologia tem se tornado um instrumento dominante de busca de informações e de formação de pensamento, atividades que promovam o incentivo à produção de textos significativos pelos alunos tornam-se cruciais, a fim de evitar que, em um futuro próximo, sejam formados cidadãos sem a capacidade de argumentar e discutir ideais de maneira coerente. 
Fabione Gomes da Silva. A prática da escrita em língua inglesa: avaliação e critérios de correção. In: C. A. Ataíde; V. S. Gomes; S. M. Almeida; A. P. Silva (Orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Pipa Comunicação, 2015. p. 623-634 In: Internet:< http://www.repositorio.ufc.br> (com adaptações)

Com base no texto anterior e nas disposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) acerca do ensino da escrita em língua inglesa, assinale a opção correta.

#Questão 1049395 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental - Séries Iniciais

Andaimes são um conceito metafórico que se refere a um auxílio visível ou audível que um membro mais experiente de uma cultura pode dar a um aprendiz; pistas de contextualização são quaisquer sinais verbais que, processados juntamente com elementos simbólicos gramaticais ou lexicais, servem para construir a base contextual para a interpretação e compreensão das mensagens.
Stella Maris Bortoni-Ricardo e Maria Alice Fernandes de Sousa. Andaimes e pistas de contextualização: um estudo do processo interacional em uma sala de alfabetização. In: Maria Carmem V. R. Tacca. Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Alínea, 2006. p 165-178 (com adaptações).
Os conceitos apresentados no texto precedente estão presentes na atividade de 

#Questão 1049396 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental - Séries Iniciais

Segundo teóricos da educação, a prática pedagógica direcionada ao aspecto cognitivo é indispensável, mas não suficiente, não se podendo menosprezar o prazer e a alegria. A respeito da utilização da dimensão do lúdico na sala de aula, assinale a opção correta. 

#Questão 1049397 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental - Séries Iniciais

Segundo Georges Snyders, uma escola que prepara o estudante apenas para o futuro acaba desconsiderando o tempo presente e os anseios imediatos da infância. De acordo com essa concepção, é possível pensar a educação para o tempo futuro sem desconsiderar o tempo presente, com o intuito de tornar estudantes e professores mais felizes nos muitos dias e anos que passam na escola, quando

#Questão 1049398 - Pedagogia, Principais Autores, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental - Séries Iniciais

Um dos níveis de aprendizagem proposto por Emília Ferrero caracteriza-se pela correspondência entre a representação escrita das palavras e suas propriedades sonoras, que representa a descoberta de que a quantidade de letras com que se vai escrever uma palavra pode corresponder à quantidades de partes que se reconhece na emissão oral. Em geral, para a criança, uma grafia corresponde a cada sílaba. Esse nível do processo de alfabetização é denominado

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis