Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

#Questão 1049364 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Ciências da Religião

Para alcançar as competências específicas requeridas, o ensino religioso foi organizado em três unidades temáticas, entre as quais a unidade Identidade e alteridade enfatiza a percepção e o respeito às diferenças, além da construção da identidade. De acordo com a BNCC, essa unidade temática específica deve ser ministrada

#Questão 1049365 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Ciências da Religião

O ensino religioso nas escolas é percebido, de modo geral, como um espaço capaz de reduzir as causas da intolerância religiosa. Com efeito, essa área de ensino deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas. Assinale a opção que descreve corretamente uma dessas competências, conforme a BNCC.  

#Questão 1049366 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Ciências da Religião

Casos de intolerância religiosa em escolas públicas acentuam a relevância do ensino religioso escolar à medida que esse tem, no seu escopo, a concepção de integrar a formação básica do cidadão, conforme previsão legal, além de remeterem à questão de qual curso deve formar o docente de ensino religioso. Considerando as especificidades da disciplina e seus propósitos, a licenciatura que pode ser mais proveitosa para a formação docente é 

#Questão 1049367 - Pedagogia, Legislação da Educação, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Ciências da Religião

Em agosto de 2022, o Comitê de Direitos Humanos da ONU acusou a França de discriminar uma mulher ao proibi-la de participar, em 2010, de um curso em uma escola pública enquanto usava um hijab, lenço islâmico que cobre os cabelos. A discriminação quanto ao uso de indumentárias religiosas no contexto escolar ocorre, também, em escolas públicas brasileiras. Símbolos religiosos constituem um dos objetos de conhecimento da unidade temática “identidades e alteridades” e devem ser estudados, conforme a BNCC, no 2.º ano do ensino fundamental. No que tange aos símbolos religiosos, a habilidade a ser desenvolvida nos alunos pelo(a) professor(a) é

#Questão 1049368 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Ciências da Religião

Assim como se observam numerosas tentativas dos estudiosos de definir a religião, variam as explicações acerca da origem do fenômeno religioso. A esse respeito, assinale a opção que associa corretamente a descrição do fenômeno religioso ao respectivo pensador que a propôs.

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