Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

Acerca da psicologia do desenvolvimento, assinale a opção correta.

Com relação às concepções que tentam explicar os processos de aprendizagem, assinale a opção correta.

     Pela investigação de três contextos de ensino de língua inglesa no ensino fundamental, conclui-se que boa parte das concepções e práticas avaliativas dos sujeitos de pesquisa fez ressoar as influências do paradigma da modernidade, cujos problemas mais evidentes foram: (1) a significação da avaliação como sinônimo de mensuração; (2) a ênfase à avaliação de conteúdos objetivos, estáveis e memorizáveis; e (3) a utilização de provas escritas como a principal modalidade de avaliação.
      São possíveis, no entanto, outras abordagens de avaliação, que vão além da simples verificação de conteúdos fixos e memorizáveis, dada a ênfase à subjetividade, à diferença e à criação atualmente priorizadas.

DUBOC, APM. A avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as novas teorias de letramento. In: Fragmentos, v. 33, USP, 2007 (com adaptações).  


Tendo como referência o assunto do texto precedente e o que orienta o Currículo de Pernambuco em relação aos processos avaliativos em língua inglesa nos ensinos fundamental e médio, julgue o item a seguir.
Questões avaliativas que lidem com vocabulário devem respeitar a diversidade dos contextos culturais dos estudantes.

     Pela investigação de três contextos de ensino de língua inglesa no ensino fundamental, conclui-se que boa parte das concepções e práticas avaliativas dos sujeitos de pesquisa fez ressoar as influências do paradigma da modernidade, cujos problemas mais evidentes foram: (1) a significação da avaliação como sinônimo de mensuração; (2) a ênfase à avaliação de conteúdos objetivos, estáveis e memorizáveis; e (3) a utilização de provas escritas como a principal modalidade de avaliação.
      São possíveis, no entanto, outras abordagens de avaliação, que vão além da simples verificação de conteúdos fixos e memorizáveis, dada a ênfase à subjetividade, à diferença e à criação atualmente priorizadas.

DUBOC, APM. A avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as novas teorias de letramento. In: Fragmentos, v. 33, USP, 2007 (com adaptações).  


Tendo como referência o assunto do texto precedente e o que orienta o Currículo de Pernambuco em relação aos processos avaliativos em língua inglesa nos ensinos fundamental e médio, julgue o item a seguir.
O Currículo de Pernambuco para o ensino médio privilegia o aspecto da mensuração no quesito avaliação. 

Considerando a sala de aula como espaço de aprendizagem e de desenvolvimento global, assinale a opção correta. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis