Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. É consenso que crianças e adolescentes, os denominados nativos digitais, possuem facilidade para lidar com as mais complexas tecnologias e, por isso, não necessitam passar por capacitação em letramento digital.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. O desafio da educação escolar é consolidar a escola como um espaço de compreensão e apropriação das multifacetadas linguagens provenientes das mutações tecnológicas que caracterizam a contemporaneidade. Nesse sentido, a escola assume a responsabilidade institucional de ser o exclusivo lugar de legitimação do saber.

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Para a literatura do campo da educação corporativa, o método expositivo grupal consiste na metodologia educacional mais apropriada aos processos de educação corporativa.

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens subsequentes. A conceitualização pedagógica sobre o desenvolvimento de competências tem raízes no comportamentalismo (behaviorismo), muito influente na psicologia e na educação nas décadas de 60 e 70 do século passado, e sua apropriação traduz-se pela utilização de listas de tarefas e subtarefas, cuja realização é verificada mediante checklists.

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens subsequentes. A articulação entre teoria e prática no exercício da profissão de pedagogo depende da construção coletiva de um saber sobre o que constitui o conhecimento profissional e sobre como o profissional aprende e desenvolve a sua expertise.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis