Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

Em relação ao álcool, ao tabagismo, a outras drogas e à redução de danos, julgue os itens a seguir.

O conceito de usuário de drogas vem passando, ao longo dos anos, por grandes transformações. Algum tempo atrás, o indivíduo dependente de droga era tratado como um doente; agora, ele é visto como um transgressor das normas sociais.

Em relação ao álcool, ao tabagismo, a outras drogas e à redução de danos, julgue os itens a seguir.

Para uma atuação efetiva em relação ao uso indevido de drogas, é necessário tratar esse problema de forma equilibrada, promovendo a um só tempo a redução de oferta, o que pressupõe medidas de repressão, e a redução de demanda, o que envolve medidas de prevenção.

Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de organizar o projeto político-pedagógico da escola com base na orientação dos PCN. Na semana pedagógica, ela e os professores definiram a construção desse projeto em quatro momentos: primeiramente, fariam uma reflexão sobre o papel, a função da educação escolar, sua finalidade e seus valores, envolvendo toda a comunidade escolar. No segundo momento, fariam o levantamento dos dados necessários: conhecimento da realidade, anseios, necessidades e motivações dos alunos, da família e da comunidade local e da sociedade em que a escola se insere. Já o terceiro momento ficou destinado à mobilização dos alunos, dos demais professores, dos funcionários da escola, da família e da comunidade local e à organização dos espaços educativos disponíveis na sociedade para a discussão do projeto. Por fim, seria o momento da aprovação do projeto por todos os participantes. Durante dois meses, a equipe escolar ficou por conta do trabalho no projeto.

Considerando a situação hipotética descrita e o papel do pedadogo na construção e no desenvolvimento do projeto político pedagógico, julgue os itens que se seguem.

Os PCN orientam a construção do projeto políticopedagógico em um tempo menor para que seja mantida a motivação dos participantes.

Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de organizar o projeto político-pedagógico da escola com base na orientação dos PCN. Na semana pedagógica, ela e os professores definiram a construção desse projeto em quatro momentos: primeiramente, fariam uma reflexão sobre o papel, a função da educação escolar, sua finalidade e seus valores, envolvendo toda a comunidade escolar. No segundo momento, fariam o levantamento dos dados necessários: conhecimento da realidade, anseios, necessidades e motivações dos alunos, da família e da comunidade local e da sociedade em que a escola se insere. Já o terceiro momento ficou destinado à mobilização dos alunos, dos demais professores, dos funcionários da escola, da família e da comunidade local e à organização dos espaços educativos disponíveis na sociedade para a discussão do projeto. Por fim, seria o momento da aprovação do projeto por todos os participantes. Durante dois meses, a equipe escolar ficou por conta do trabalho no projeto.

Considerando a situação hipotética descrita e o papel do pedadogo na construção e no desenvolvimento do projeto político pedagógico, julgue os itens que se seguem.

A organização do planejamento proposto pela equipe demonstra uma construção criativa quando prevê a mobilização dos segmentos interessados, a organização das discussões e a aprovação do projeto por todos os segmentos envolvidos.

Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de organizar o projeto político-pedagógico da escola com base na orientação dos PCN. Na semana pedagógica, ela e os professores definiram a construção desse projeto em quatro momentos: primeiramente, fariam uma reflexão sobre o papel, a função da educação escolar, sua finalidade e seus valores, envolvendo toda a comunidade escolar. No segundo momento, fariam o levantamento dos dados necessários: conhecimento da realidade, anseios, necessidades e motivações dos alunos, da família e da comunidade local e da sociedade em que a escola se insere. Já o terceiro momento ficou destinado à mobilização dos alunos, dos demais professores, dos funcionários da escola, da família e da comunidade local e à organização dos espaços educativos disponíveis na sociedade para a discussão do projeto. Por fim, seria o momento da aprovação do projeto por todos os participantes. Durante dois meses, a equipe escolar ficou por conta do trabalho no projeto.

Considerando a situação hipotética descrita e o papel do pedadogo na construção e no desenvolvimento do projeto político pedagógico, julgue os itens que se seguem.

É correto afirmar que a proposta de construção do projeto político-pedagógico abordada na situação descrita segue os princípios dos PCN.

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