Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

#Questão 170434 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, DPF, Técnico em Assuntos Educacionais

Uma professora de 2.ª série, após dois meses de trabalho, chamou a atenção dos alunos para os erros que eles estavam cometendo em seus trabalhos em sala de aula. Segundo a professora, essa conversa não produziu mudanças positivas; ao contrário, os alunos pareciam piores. Com isso, ela procurou a coordenadora pedagógica da escola para discutir algumas dificuldades que estava percebendo em sua turma: os alunos não prestavam atenção nas explicações, não conseguiam ler com entonação, não faziam a pontuação correta na leitura tampouco nos textos escritos, trocavam letras e não sabiam fazer as operações simples de adição e subtração. A coordenadora pedagógica logo deu algumas explicações: se os alunos não prestam atenção é porque não lêem, não escrevem e não estudam a tabuada em casa e os pais não se responsabilizam pelas atividades escolares dos filhos. A coordenadora propôs fazer uma reunião com os pais, a fim de solicitar que eles assumissem melhor o acompanhamento dos filhos. Os pais foram chamados à escola para ouvir a avaliação da professora e da coordenadora.

Diante da situação hipotética e considerando a relação professoraluno, julgue os itens a seguir.

Os PCN orientam que o acompanhamento escolar por parte dos pais é fator determinante para o sucesso do aluno na sala de aula.

#Questão 170436 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, DPF, Técnico em Assuntos Educacionais

Uma professora de 2.ª série, após dois meses de trabalho, chamou a atenção dos alunos para os erros que eles estavam cometendo em seus trabalhos em sala de aula. Segundo a professora, essa conversa não produziu mudanças positivas; ao contrário, os alunos pareciam piores. Com isso, ela procurou a coordenadora pedagógica da escola para discutir algumas dificuldades que estava percebendo em sua turma: os alunos não prestavam atenção nas explicações, não conseguiam ler com entonação, não faziam a pontuação correta na leitura tampouco nos textos escritos, trocavam letras e não sabiam fazer as operações simples de adição e subtração. A coordenadora pedagógica logo deu algumas explicações: se os alunos não prestam atenção é porque não lêem, não escrevem e não estudam a tabuada em casa e os pais não se responsabilizam pelas atividades escolares dos filhos. A coordenadora propôs fazer uma reunião com os pais, a fim de solicitar que eles assumissem melhor o acompanhamento dos filhos. Os pais foram chamados à escola para ouvir a avaliação da professora e da coordenadora.

Diante da situação hipotética e considerando a relação professoraluno, julgue os itens a seguir.

A professora, quando conversou com os alunos, conseguiu vê-los como sujeitos capazes de superar as dificuldades apresentadas, o que contribuiu significativamente para melhorar a relação professor-aluno.

#Questão 170440 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, DPF, Técnico em Assuntos Educacionais

Uma professora de 2.ª série, após dois meses de trabalho, chamou a atenção dos alunos para os erros que eles estavam cometendo em seus trabalhos em sala de aula. Segundo a professora, essa conversa não produziu mudanças positivas; ao contrário, os alunos pareciam piores. Com isso, ela procurou a coordenadora pedagógica da escola para discutir algumas dificuldades que estava percebendo em sua turma: os alunos não prestavam atenção nas explicações, não conseguiam ler com entonação, não faziam a pontuação correta na leitura tampouco nos textos escritos, trocavam letras e não sabiam fazer as operações simples de adição e subtração. A coordenadora pedagógica logo deu algumas explicações: se os alunos não prestam atenção é porque não lêem, não escrevem e não estudam a tabuada em casa e os pais não se responsabilizam pelas atividades escolares dos filhos. A coordenadora propôs fazer uma reunião com os pais, a fim de solicitar que eles assumissem melhor o acompanhamento dos filhos. Os pais foram chamados à escola para ouvir a avaliação da professora e da coordenadora.

Diante da situação hipotética e considerando a relação professoraluno, julgue os itens a seguir.

Com base na situação hipotética e nos princípios norteadores das teorias construtivistas, a professora está construindo uma relação bastante positiva com os alunos, pois aponta os erros para que os pais possam ajudá-los.

#Questão 170445 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, DPF, Técnico em Assuntos Educacionais

Com referência ao processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

A Pedagogia, por muitos anos, acreditou que o processo de ensino estava centrado no professor, supondo que estaria valorizando o conhecimento. Atualmente, com as teorias construtivistas, sabe-se que é necessário estabelecer uma relação entre o conhecimento do aluno e o ensino ministrado, tendo em vista que ocorre a aprendizagem quando o professor transmite o conteúdo.

#Questão 170447 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, DPF, Técnico em Assuntos Educacionais

Julgue os itens seguintes, concernentes ao currículo e à construção do conhecimento.

Os PCN sugerem a organização do currículo para o ensino fundamental em dois ciclos. O primeiro corresponde ao período de 1.ª a 4.ª série e o segundo ao período de 5.ª a 8.ª série. Essa organização tem como finalidade evitar a fragmentação dos saberes e facilitar a apropriação do conhecimento pelos estudantes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis