Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

Acerca do processo de ensino-aprendizagem, julgue o item abaixo.

A Pedagogia, por muitos anos, acreditou que o processo de ensino estava centrado no professor, supondo que estaria valorizando o conhecimento. Hoje, sabe-se que é necessário estabelecer uma ponte entre a aprendizagem do aluno e o ensino ministrado, tendo em vista que só ocorre a aprendizagem quando o professor consegue transmitir o conteúdo com qualidade.

Em uma escola pública de 1.ª à 4.ª séries que atende a crianças de famílias muito pobres, em uma cidade com poucos recursos didáticos e financeiros, a seleção do livro didático é extremamente valorizada por todos os profissionais. Nessa seleção, os professores estabelecem como critérios: qualidade, coerência com projeto educativo, a forma como os temas são tratados e que tipo de informações são veiculadas no livro.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Na prática do ensino brasileiro, principalmente nas escolas que atendem alunos com dificuldades financeiras, como os da referida escola, o livro didático, entre os recursos didático-pedagógicos, é um dos materiais mais utilizados no processo de ensino-aprendizagem.

Em uma escola pública de 1.ª à 4.ª séries que atende a crianças de famílias muito pobres, em uma cidade com poucos recursos didáticos e financeiros, a seleção do livro didático é extremamente valorizada por todos os profissionais. Nessa seleção, os professores estabelecem como critérios: qualidade, coerência com projeto educativo, a forma como os temas são tratados e que tipo de informações são veiculadas no livro.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Os critérios estabelecidos pelos professores demonstram compromisso com a formação básica dos alunos.

Com referência à organização da estrutura escolar por ciclos, fases e seriação, julgue os itens subseqüentes.

Os professores que trabalham com o currículo organizado por ciclos têm demonstrado muito mais preocupações em elaborar seus planejamentos de ensino para cumprir os conteúdos estipulados para aquele ciclo, independentemente do ritmo de aprendizagem dos alunos.

Com referência à organização da estrutura escolar por ciclos, fases e seriação, julgue os itens subseqüentes.

Os PCN orientam a proposta de seriação, tendo em vista que os professores já acumularam experiências suficientemente positivas com essa organização de currículo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis