Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

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A Constituição brasileira estabelece, em seu artigo 205, que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Quanto aos princípios em que o ensino se baseia para ser ministrado, o artigo 206 enumera: “I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V – valorização dos profissionais do ensino, garantidos, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos; VI – gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII – garantia de padrão de qualidade”.

Considerando esses mandamentos constitucionais e a realidade objetiva do sistema educacional brasileiro nos dias atuais, julgue os itens subseqüentes.

Ao decidir-se por estimular a expansão da rede privada de educação superior, especialmente a partir de meados da década passada, o Estado brasileiro fez uma leitura singular do inciso III do art. 206 da Constituição, transferindo a estados e municípios o ônus da oferta de vagas na educação básica.

A Constituição brasileira estabelece, em seu artigo 205, que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Quanto aos princípios em que o ensino se baseia para ser ministrado, o artigo 206 enumera: “I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V – valorização dos profissionais do ensino, garantidos, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos; VI – gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII – garantia de padrão de qualidade”.

Considerando esses mandamentos constitucionais e a realidade objetiva do sistema educacional brasileiro nos dias atuais, julgue os itens subseqüentes.

O texto constitucional indica que, a despeito de todos os avanços acerca da concepção de educação verificados no mundo contemporâneo, o Brasil insiste na velha idéia, que vigorou em quase todos os países até por volta dos anos 60 do século XX, de que um bom sistema educacional existe para fornecer mão-de-obra qualificada para um mercado de trabalho em constante transformação.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas concepções atuais relativas à cultura, envolvendo aspectos que vão do multiculturalismo à identidade nacional, passando pela produção, pelo conhecimento e pelas políticas culturais, julgue os itens que se seguem.

Os recentes episódios que incendiaram a França, iniciados nos subúrbios parisienses e rapidamente espalhados por outras regiões do país, comprovam a tese de que a globalização aproxima culturas e costumes, sepultando antigos paradigmas de hierarquias culturais.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas concepções atuais relativas à cultura, envolvendo aspectos que vão do multiculturalismo à identidade nacional, passando pela produção, pelo conhecimento e pelas políticas culturais, julgue os itens que se seguem.

Embora não seja nova nas ciências humanas, a noção de identidade é tema que assumiu crescente importância a partir das décadas finais do século XX, acompanhando a ampliação dos debates em torno da pós-modernidade e do multiculturalismo.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas concepções atuais relativas à cultura, envolvendo aspectos que vão do multiculturalismo à identidade nacional, passando pela produção, pelo conhecimento e pelas políticas culturais, julgue os itens que se seguem.

Se, para alguns, a globalização tende a padronizar comportamentos, crenças e visões de mundo, não falta quem afirme ser a aproximação entre culturas diferentes fator que estimula o florescimento das identidades locais ou particulares e explicita a necessidade de elaboração de novos valores, a serem procurados nas identidades de grupos, de gênero, de etnias, de região.

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