Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

#Questão 178622 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), não há informações precisas, no Brasil, no que concerne à formação para o trabalho, justamente porque ela é muito heterogênea. A oferta e o desenvolvimento dessa modalidade de educação são operacionalizadas por diversas redes e instituições.

Além das redes federais e estaduais de escolas técnicas, existem os programas do Ministério do Trabalho, das secretarias estaduais e municipais do trabalho e dos sistemas nacionais de aprendizagem, assim como um certo número, que se imagina muito grande, de cursos particulares de curta duração, inclusive de educação a distância, além de treinamento em serviço de cursos técnicos oferecidos pelas empresas para seus funcionários.

A partir das idéias do trecho acima, julgue os itens seguintes.

A heterogeneidade da oferta de educação para o trabalho resulta das transformações ocorridas no âmbito da produção comercial brasileira e a conseqüente expansão do setor terciário, a partir da década de 50 do século passado.

#Questão 178625 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

O Censo da Educação Superior de 2000 registrou significativo crescimento das matrículas, em especial no setor privado. O sistema federal de educação superior é responsável por cerca de 50% das matrículas no setor público, em face do crescimento das instituições estaduais. No setor privado, as instituições de ensino superior comunitárias, confessionais e filantrópicas oferecem 51% das matrículas nesse setor.

Considerando as condições da educação superior no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Conforme está definido no artigo 207 da Constituição da República, o tripé ensino, pesquisa e extensão caracteriza o tipo de instituição educacional denominada universidade. Essa definição e caracterização constituem-se em objeto de contestação e não-cumprimento por parte do setor privado.

#Questão 178628 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

O Censo da Educação Superior de 2000 registrou significativo crescimento das matrículas, em especial no setor privado. O sistema federal de educação superior é responsável por cerca de 50% das matrículas no setor público, em face do crescimento das instituições estaduais. No setor privado, as instituições de ensino superior comunitárias, confessionais e filantrópicas oferecem 51% das matrículas nesse setor.

Considerando as condições da educação superior no Brasil, julgue os itens que se seguem.

A ampliação das camadas médias urbanas, resultado dos processos de industrialização e urbanização, contribuiu para transformar o sistema de ensino superior, que se concentra nas capitais dos estados brasileiros.

#Questão 178630 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

O Censo da Educação Superior de 2000 registrou significativo crescimento das matrículas, em especial no setor privado. O sistema federal de educação superior é responsável por cerca de 50% das matrículas no setor público, em face do crescimento das instituições estaduais. No setor privado, as instituições de ensino superior comunitárias, confessionais e filantrópicas oferecem 51% das matrículas nesse setor.

Considerando as condições da educação superior no Brasil, julgue os itens que se seguem.

A autonomia universitária, definida no artigo 207 da Constituição da República, significa competência de gestão administrativa, didático-científica, financeira e patrimonial, tornando as instituições públicas e privadas semelhantes entre si.

#Questão 178633 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

O Censo da Educação Superior de 2000 registrou significativo crescimento das matrículas, em especial no setor privado. O sistema federal de educação superior é responsável por cerca de 50% das matrículas no setor público, em face do crescimento das instituições estaduais. No setor privado, as instituições de ensino superior comunitárias, confessionais e filantrópicas oferecem 51% das matrículas nesse setor.

Considerando as condições da educação superior no Brasil, julgue os itens que se seguem.

A Reforma Universitária de 1968 e os recursos oferecidos pelas agências de financiamento da pesquisa — CAPES, CNPq e FINEP —, dentro de sucessivos planos de desenvolvimento científico e tecnológico, profissionalizaram o sistema universitário com a implantação dos regimes de tempo integral e dedicação exclusiva e, sobretudo, implementaram uma consistente política de pós-graduação, com avaliação de pares.

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