Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

#Questão 178535 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

No contexto atual, o acesso à escola passa a ser considerado um direito de todo cidadão e, como tal, dever do Estado. O cumprimento desse dever iniciou-se ao final do século XIX, assumindo, atualmente, a forma de organização em sistemas de ensino, entendidos como amplas redes de escolas, articuladas vertical e horizontalmente, tendo como função garantir a toda a população dos respectivos países o acesso à cultura letrada. Diferentemente de outros países, no Brasil, esse processo somente tomou forma em meados do século XX, sendo afetado, mais recentemente, pelas mudanças científicas e tecnológicas. Com base nas especificidades do caso brasileiro nesse contexto, julgue os itens que se seguem.

Somente após a Revolução de 30 a educação no Brasil passou a ser tratada como uma questão nacional, a partir das Reformas Capanema.

#Questão 178538 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Hoje, na América Latina, o processo de desmantelamento da universidade pública produz suas próprias metáforas, como expressam títulos de livros publicados recentemente: da universidade sitiada à universidade na encruzilhada; da universidade desconstruída à universidade em ruínas.

Há, ainda, uma dimensão que se implanta com velocidades diferenciadas: a privatização do ensino superior. O Brasil figura como o exemplo da hegemonia do setor privado — 2/3 das matrículas —, enquanto o México tem 2/3 das matrículas no setor público.

Com exceção da educação fundamental, na qual estão matriculados mais de 96% da faixa etária, o Brasil destaca-se pela baixa proporção de estudantes nas faixas etárias correspondentes aos níveis de ensino.

Considerando a situação do Brasil face a outros sistemas educacionais, julgue os itens abaixo.

Uma das propostas do Banco Mundial para vários países da América Latina é a institucionalização da cobrança de anuidades nas instituições públicas de ensino superior, argumentando que a maioria de seus alunos origina-se dos níveis superiores de renda e que a prioridade deve estar voltada para a educação fundamental.

#Questão 178540 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Hoje, na América Latina, o processo de desmantelamento da universidade pública produz suas próprias metáforas, como expressam títulos de livros publicados recentemente: da universidade sitiada à universidade na encruzilhada; da universidade desconstruída à universidade em ruínas.

Há, ainda, uma dimensão que se implanta com velocidades diferenciadas: a privatização do ensino superior. O Brasil figura como o exemplo da hegemonia do setor privado — 2/3 das matrículas —, enquanto o México tem 2/3 das matrículas no setor público.

Com exceção da educação fundamental, na qual estão matriculados mais de 96% da faixa etária, o Brasil destaca-se pela baixa proporção de estudantes nas faixas etárias correspondentes aos níveis de ensino.

Considerando a situação do Brasil face a outros sistemas educacionais, julgue os itens abaixo.

O modelo de educação profissional adotado em vários países varia de acordo com a sua articulação com o ensino médio regular. Em alguns países, existe a dualidade de redes, isto é, uma rede de educação técnica e uma rede de educação acadêmica. No Brasil, desde a reforma do ensino de 1.º e 2.º graus, em 1971, busca-se a integração entre a educação formal e a qualificação profissional.

#Questão 178543 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Hoje, na América Latina, o processo de desmantelamento da universidade pública produz suas próprias metáforas, como expressam títulos de livros publicados recentemente: da universidade sitiada à universidade na encruzilhada; da universidade desconstruída à universidade em ruínas.

Há, ainda, uma dimensão que se implanta com velocidades diferenciadas: a privatização do ensino superior. O Brasil figura como o exemplo da hegemonia do setor privado — 2/3 das matrículas —, enquanto o México tem 2/3 das matrículas no setor público.

Com exceção da educação fundamental, na qual estão matriculados mais de 96% da faixa etária, o Brasil destaca-se pela baixa proporção de estudantes nas faixas etárias correspondentes aos níveis de ensino.

Considerando a situação do Brasil face a outros sistemas educacionais, julgue os itens abaixo.

A estrutura e a organização da educação brasileira é idêntica à dos demais países latino-americanos, como decorrência das discussões e negociações ocorridas no âmbito do MERCOSUL e da ALCA.

#Questão 178545 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

Hoje, na América Latina, o processo de desmantelamento da universidade pública produz suas próprias metáforas, como expressam títulos de livros publicados recentemente: da universidade sitiada à universidade na encruzilhada; da universidade desconstruída à universidade em ruínas.

Há, ainda, uma dimensão que se implanta com velocidades diferenciadas: a privatização do ensino superior. O Brasil figura como o exemplo da hegemonia do setor privado — 2/3 das matrículas —, enquanto o México tem 2/3 das matrículas no setor público.

Com exceção da educação fundamental, na qual estão matriculados mais de 96% da faixa etária, o Brasil destaca-se pela baixa proporção de estudantes nas faixas etárias correspondentes aos níveis de ensino.

Considerando a situação do Brasil face a outros sistemas educacionais, julgue os itens abaixo.

O Brasil participa de sistemas internacionais de avaliação de rendimento escolar, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), coordenado pela OCDE, com a finalidade de buscar parâmetros para a formulação de conteúdos curriculares.

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