Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Pedagogia da CESPE / CEBRASPE

Na estrutura organizacional do Estado brasileiro, o Ministério da Educação (MEC) é um dos mais importantes braços do Poder Executivo federal a atuar na área social. Relativamente à sua estrutura interna, às funções que lhe são próprias e às normas que regem o sistema educacional brasileiro, especialmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens que se seguem.

A educação básica corresponde à primeira fase de escolarização e está dividida em três etapas — a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

#Questão 178443 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

No contexto atual, o acesso à escola passa a ser considerado um direito de todo cidadão e, como tal, dever do Estado. O cumprimento desse dever iniciou-se ao final do século XIX, assumindo, atualmente, a forma de organização em sistemas de ensino, entendidos como amplas redes de escolas, articuladas vertical e horizontalmente, tendo como função garantir a toda a população dos respectivos países o acesso à cultura letrada. Diferentemente de outros países, no Brasil, esse processo somente tomou forma em meados do século XX, sendo afetado, mais recentemente, pelas mudanças científicas e tecnológicas. Com base nas especificidades do caso brasileiro nesse contexto, julgue os itens que se seguem.

O grande desafio que ainda se põe ao Brasil, no século XXI, é oriundo do século XIX. Trata-se da tarefa de organizar e instalar um sistema capaz de universalizar o ensino fundamental e, por esse caminho, erradicar o analfabetismo.

#Questão 178447 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

No contexto atual, o acesso à escola passa a ser considerado um direito de todo cidadão e, como tal, dever do Estado. O cumprimento desse dever iniciou-se ao final do século XIX, assumindo, atualmente, a forma de organização em sistemas de ensino, entendidos como amplas redes de escolas, articuladas vertical e horizontalmente, tendo como função garantir a toda a população dos respectivos países o acesso à cultura letrada. Diferentemente de outros países, no Brasil, esse processo somente tomou forma em meados do século XX, sendo afetado, mais recentemente, pelas mudanças científicas e tecnológicas. Com base nas especificidades do caso brasileiro nesse contexto, julgue os itens que se seguem.

A CAPES vem desenvolvendo políticas de cooperação e intercâmbio internacionais. A partir de 1992, propôs-se a renegociar todos os acordos internacionais, estabelecendo como política prioritária o apoio à formação de recursos humanos de alto nível, vinculado a projetos de pesquisa conjuntas.

#Questão 178460 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

No contexto atual, o acesso à escola passa a ser considerado um direito de todo cidadão e, como tal, dever do Estado. O cumprimento desse dever iniciou-se ao final do século XIX, assumindo, atualmente, a forma de organização em sistemas de ensino, entendidos como amplas redes de escolas, articuladas vertical e horizontalmente, tendo como função garantir a toda a população dos respectivos países o acesso à cultura letrada. Diferentemente de outros países, no Brasil, esse processo somente tomou forma em meados do século XX, sendo afetado, mais recentemente, pelas mudanças científicas e tecnológicas. Com base nas especificidades do caso brasileiro nesse contexto, julgue os itens que se seguem.

Considerando as relações entre educação e economia, do ponto de vista da sociedade do conhecimento, o futuro da economia mundial encontra-se na capacidade das sociedades e das instituições para incentivarem a ciência, desenvolvê-la em tecnologia e aplicarem inovações em usos comerciáveis, socialmente úteis e ecologicamente equilibrados.

#Questão 178533 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, SF, Consultor Legislativo

No contexto atual, o acesso à escola passa a ser considerado um direito de todo cidadão e, como tal, dever do Estado. O cumprimento desse dever iniciou-se ao final do século XIX, assumindo, atualmente, a forma de organização em sistemas de ensino, entendidos como amplas redes de escolas, articuladas vertical e horizontalmente, tendo como função garantir a toda a população dos respectivos países o acesso à cultura letrada. Diferentemente de outros países, no Brasil, esse processo somente tomou forma em meados do século XX, sendo afetado, mais recentemente, pelas mudanças científicas e tecnológicas. Com base nas especificidades do caso brasileiro nesse contexto, julgue os itens que se seguem.

Com a emergência dos blocos econômicos na década passada, a cooperação internacional multilateral tomou novo impulso com o processo de integração político-econômica. Os países integrantes do MERCOSUL, todavia, não chegaram a implementar ações no sentido da integração na área educacional.

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