Questões de Pedagogia da CEPUERJ

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Listagem de Questões de Pedagogia da CEPUERJ

#Questão 1051675 - Pedagogia, , CEPUERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pedagogo

A UERJ foi a primeira universidade do Brasil a adotar o sistema de ações afirmativas, que se constitui como:

#Questão 1051700 - Pedagogia, , CEPUERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pedagogo

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, para ingresso em um curso de graduação na UERJ, por meio de vestibular, o candidato com deficiência terá direito a: 

#Questão 1051706 - Pedagogia, , CEPUERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pedagogo

O pedagogo é um dos profissionais imprescindíveis para os processos educativos, em diferentes modelos. De acordo com Houssaye (2004), esse profissional pode ser definido como um:

#Questão 1051674 - Pedagogia, , CEPUERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pedagogo

Em 2004, o MEC criou a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), tendo o desafio de desenvolver e implementar políticas de inclusão educacional, considerando as especificidades das desigualdades brasileiras e assegurando o respeito e a valorização dos múltiplos contornos de nossa diversidade étnico-racial, cultural, de gênero, social, ambiental e regional. Buscando propiciar acesso e permanência qualificada na educação superior, o MEC implantou e deu continuidade a ações afirmativas, sobretudo as que se referem ao acesso e à permanência dos estudantes nos sistemas de ensino. Dentro desse escopo de atuação, visando estimular a articulação entre universidades e comunidades populares, propiciando troca de saberes, experiências e demandas, foi criado o: 

#Questão 1051676 - Pedagogia, , CEPUERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pedagogo

No ano de 2002, vigorou o primeiro vestibular com o sistema de cotas na UERJ. Após debates internos sobre a forma e acompanhamento desse sistema, ocorreu a criação de uma comissão para diagnosticar o perfil dos estudantes ingressantes pelas cotas. A partir disso, constataram-se demandas socioeconômicas específicas de estudantes oriundos das políticas de ação afirmativa e, objetivando subsidiar a permanência desses estudantes na Instituição, foi criado, inicialmente, o Programa de Apoio ao Estudante, posteriormente substituído pelo Programa de Iniciação Acadêmica (Proiniciar). Esse programa foi criado com o objetivo de: 

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