Questões de Pedagogia da AMEOSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da AMEOSC

Com relação ao conteúdo de Matemática para o Ensino Fundamental, conforme exposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, os assuntos estão organizados em blocos conforme os temas abaixo, dentre os quais, não está correto:

Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna do texto abaixo.


“_______________ pode oferecer uma importante contribuição ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Ao revelar essa área do conhecimento como uma criação humana, ao mostrar necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, ao estabelecer comparações entre os conceitos e processos matemáticos do passado e do presente, o professor cria condições para que o aluno desenvolva atitudes e valores mais favoráveis diante desse conhecimento”.

(Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Pág. 42. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1998.).

Os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam que os objetivos da nova educação são mais amplos do que os do antigo projeto pedagógico. A este respeito, é correto afirmar que:

Para cumprir seus propósitos, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática:
I. Indicam aspectos novos no estudo dos números e operações, privilegiando o desenvolvimento do sentido numérico e a compreensão de diferentes significados das operações;
II. Destacam a importância do desenvolvimento do pensamento indutivo e dedutivo e oferecem sugestões de como trabalhar com explicações, argumentações e demonstrações;
III. Recomendam o uso de calculadoras nas aulas de Matemática.
Está correto o que se afirma em:

Conforme exposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias elegeu três competências como metas a serem perseguidas durante essa etapa da escolaridade básica. A este respeito, leia:
TABELA 1 I Representação e comunicação. II Investigação e compreensão. III Contextualização das ciências no âmbito sociocultural.
TABELA 2 A Ocorre na forma da análise crítica das ideias e dos recursos da área e das questões do mundo que podem ser respondidas ou transformadas por meio do pensar e do conhecimento científico.
B Envolve a leitura, a interpretação e a produção de textos nas diversas linguagens e formas textuais características dessa área do conhecimento.
C Competência marcada pela capacidade de enfrentamento e resolução de situações-problemas, utilização dos conceitos e procedimentos peculiares do fazer e pensar das ciências.
Analise os itens acima e relacione as duas tabelas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis