Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

O pensamento filosófico referente à relação educação e sociedade expressa três tendências básicas. Uma dessas tendências possui uma visão crítica da educação e a entende como elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos. Entretanto, não traça um modo de agir para a educação intervir na sociedade. Essa referida tendência filosófico-política compreende a educação como:

Conforme Pimenta e Anastasiou (2002), a universidade é entendida como instituição educativa, cuja finalidade é o permanente exercício da crítica, que se sustenta na pesquisa, no ensino e na extensão.

 De acordo com as autoras, as funções universitárias não podem ser sistematizadas em:

I) criação, desenvolvimento, transmissão e crítica da ciência, da técnica e da cultura;

II) preparação para o exercício de atividades profissionais que exijam a aplicação de conhecimentos e métodos científicos e para criação artística;

III) apoio científico e técnico ao desenvolvimento cultural, social e econômico das sociedades;

IV) preparação dos estudantes para o exercício do trabalho em equipe por meio da transmissão de conteúdos;

V) participação dos docentes nos processos decisórios quanto ao rumo da universidade e os impactos no mercado de trabalho.

Estão corretas:

Masetto (2003) destaca que o processo de avaliação precisa ser planejado. Não poderá acontecer seguindo a marcação de provas estabelecidas pelo professor ou instituição; não é apenas um cronograma sem nenhuma relação com o processo de aprendizagem. Não se admitem os dois processos seguindo paralelamente independente, um de aprendizagem e outro de avaliação.

A clareza quanto aos objetivos a serem alcançados e como serão avaliados é de fundamental importância para aluno e professor, para lhes oferecer segurança quanto ao comportamento de ambos. A respeito dos objetivos acima mencionados, e de acordo com o autor, marque a resposta correta.

Masetto (2003) coloca que por diversas razões, na prática docente, a avaliação traz consigo a ideia de nota, de poder, de aprovação ou reprovação, de autoridade, de classificação dos estudantes para os mais diversos fins. No entanto, o autor insiste que o processo de avaliação está integrado ao processo de aprendizagem, que resulta da inter-relação de, pelo menos, três elementos. São eles:

Ivete, Técnica de Assuntos Educacionais numa universidade pública, a pedido da Pró-Reitoria acadêmica, colocou em discussão com seus professores a possibilidade de participação dos estudantes de ensino superior na avaliação de sua própria aprendizagem. Após algumas sessões de leitura, estudo e debates de textos de especialistas sobre essa questão, o grupo decidiu favoravelmente a essa participação, levando em conta que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis