Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

A Comunicação Pedagógica pode ser entendida com um tipo particular de comunicação profissional (a do professor com os estudantes, na sala de aula e fora dela) que tem lugar no processo de ensino e desempenha determinadas funções pedagógicas. A Comunicação Pedagógica objetiva a criação de um clima psicológico favorável para a otimização da atividade de estudo e das relações entre o professor e os estudantes. Dessa forma, a Comunicação Pedagógica

No contexto da atividade colaborativa, realiza-se a aprendizagem colaborativa que é uma estratégia importante na formação dos estudantes em qualquer nível de escolaridade. Para promover essa aprendizagem e estimular os estudantes, é necessário que o professor não só conheça as características dela mas também que ele assuma algumas funções específicas no processo.Com base no exposto, considere as funções docentes apresentadas a seguir:

I Organizar o processo considerando que os fracassos na aprendizagem devem ser interpretados como falhas individuais, e não do grupo, para evitar a frustração deste.

II Avaliar não só o rendimento escolar dos participantes como também outros fatores: as atitudes, as relações afetivas que são estabelecidas entre os integrantes, etc.

III Estimular a competitividade do estudante mais competente dentro do grupo.

IV Verificar que os intercâmbios necessários sejam realizados no seio do grupo e observar a rotação das funções verificando se estas são executadas de forma correta em cada grupo.

Dentre essas funções docentes, as que promovem a aprendizagem colaborativa são

Uma das capacidades que a educação escolar, em seus diferentes níveis, deve desenvolver nos estudantes é a de pensar de forma crítica. Um Pedagogo, em uma discussão com um grupo de professores de sua escola, identifica quatro crenças sobre o pensamento crítico e sua formação, explicitadas no quadro a seguir:

C1 Avaliar a credibilidade das fontes é uma das características do pensamento crítico.

C2 Flexibilidade para considerar alternativas e opiniões são características do pensamento crítico.

C3 O pensamento crítico se refere ao pensamento lógico, ou seja, ao bom pensamento.

C4 O pensamento crítico se expressa na atitude de se contestar tudo e todos a partir de um ponto de vista pessoal.

As crenças coerentes com os marcos teóricos sobre essa categoria do pensamento docente são

Perspectivando a ética na orientação educacional, Giacaglia e Penteado (2002, p. 10) explicitam que há que se considerar razões de natureza psicológica, o "efeito Rosenthal" ou "profecia auto-realizável", segundo a qual, quando um professor desenvolve expectativas de que um aluno ou grupo de alunos irá ter insucesso escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Sobre o período de adaptação da criança na instituição de educação infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A adaptação é mais evidente na criança, mas a família e o educador também passam pelo mesmo processo, pois as reorganizações e transformações são para todos.

( ) A presença de familiares da criança torna mais difícil a conquista de sua confiança.

( ) A permanência de familiares na escola durante a primeira semana de adaptação pode trazer conforto para a criança e permite que o professor possa conhecê-la melhor.

( ) A rotina deve manter-se inalterada, mesmo na semana de adaptação sendo os horários inflexíveis.

Assinale a sequência correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis