Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

A psicogênese piagetiana e a psicanálise continuam sendo duas referências incontornáveis da formação de psicólogos, pedagogos e áreas afins. No campo da psicologia escolar e da psicopedagogia, estas teorias são amplamente estudadas com a finalidade de abordar as dificuldades escolares (ZELAN, 1993). Por meio destas perspectivas teóricas, analise as afirmativas a seguir.
I. As interpretações reducionistas, unilaterais e individualizantes do fracasso escolar concretizam-se em discursos que opacam o papel do educador colocando o foco, seja em problemas do tipo neurológico, como os transtornos da aprendizagem, seja em "bloqueios afetivos/emocionais" da criança ou em questões vinculares com suas famílias. II. Na perspectiva piagetiana, a dialética do funcionamento do sujeito propõe uma inteligência afetada, e uma afetividade intelectualizada. III. Enquanto a psicanálise estuda o sujeito na ótica do inconsciente e do desejo, a psicogênese piagetiana se ocupa do sujeito epistêmico, mas também do sujeito psicológico, sem desestimar nem o papel do fator social nem da afetividade.
Estão corretas as afirmativas:

#Questão 945678 - Pedagogia, Principais Autores, Avança SP, 2023, Prefeitura de Americana - SP, Professor de Educação Básica 2 - Ciências

“O construtivismo é uma metodologia de ensino internacionalmente reconhecida, centrada em um processo de ensino e aprendizagem não engessados. O termo “construtivismo” foi retratado, inicialmente, na obra de _________, suíço (a), o (a) qual propôs a teoria construtivista do desenvolvimento da criança.” Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. 

Para Piaget, de acordo com a discussão sobre o desenvolvimento da moralidade da criança proposta por Vinha (1999), uma pessoa autônoma faz o que é certo porque

#Questão 945749 - Pedagogia, Principais Autores, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Básica - Artes

Paulo Freire, em seu livro intitulado “A importância do ato de ler”, fez menção acerca da ‘experiência vivida no momento em que ainda não se lia a palavra’. Em artes, a leitura da imagem precede a leitura da palavra. Ler uma obra envolveria perceber, compreender e interpretar as cores, volumes, formas, texturas, linhas e demais características que constituem uma imagem. O objetivo é perceber elementos presentes na imagem, sua temática e sua estrutura. Sobre a produção de leitura no ensino da Arte, analise as afirmativas a seguir.
I. A leitura de uma obra de arte é de natureza diferente, pois possui um ponto de vista de leitura do mundo e da imagem que antecedem a da palavra. II. A compreensão estética da leitura da arte vai se modificando, ou seja, progredindo à medida que o leitor vai tendo mais contato com a arte. III. No processo de análise na arte, considera-se necessária a didática na leitura da linguagem visual, também compreendido como um processo específico de alfabetização artística.

Assinale a alternativa correta.

Ela é escritora e jornalista e foi a primeira autora de Literatura Infantil a fazer parte da Academia Brasileira de Letras. Seu primeiro livro de Literatura Infantil publicado foi “Bento que Bento é o Frade” lançado, em 1977. Com o sucesso da obra, nunca mais parou de escrever. Tem mais de cem livros publicados, com mais de 20 milhões de exemplares vendidos, publicados, em vinte idiomas. Recebeu dezenas de prêmios, entre eles, 3 Prêmios Jabuti, o mais tradicional da literatura brasileira. Um de seus livros mais famosos foi lançado em 1996: Menina Bonita do Laço de Fita. O texto, acima, refere-se a:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis