Questões sobre Principais Autores

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Principais Autores

“Paulo Freire foi um autor e educador marcante no pensamento científico das Humanidades no cenário brasileiro, além de sua importância em âmbito internacional. Na História da Educação, sua contribuição está inicialmente relacionada às campanhas de alfabetização de adultos nas décadas de 1950 e 1960 no Brasil. O Movimento de Cultura Popular neste período, sobretudo no Nordeste brasileiro, marcou uma série de experiências que versavam sobre outro processo educativo: a incorporação da realidade social dos(as) sujeitos no universo da aprendizagem.”
VAZ, Aline Choucair. Paulo Freire, presente! Por uma pedagogia crítica na atualidade. In: CHACON, Daniel Ribeiro de Almeida (org.) Pedagogia da Resistência: escritos a partir da vida e obra de Paulo Freire. Petrópolis: Vozes, 2021, p. 56.
Com relação à obra de Paulo Freire, assinale a alternativa incorreta.

O escritor Paulo Freire, no seu livro “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”, resgata, de forma atualizada, leve, criativa, provocativa, corajosa e esperançosa, questões que no dia a dia do professor continuam a instigar o conflito e o debate entre os educadores e as educadoras.
No âmbito dos saberes pedagógicos em crise, ao recolocar questões tão relevantes agora quanto foram na década de 60, de acordo com Freire

Na obra “Pedagogia da autonomia”, Freire (2001) argumenta que ensinar é uma especificidade humana.
De acordo com o autor, são exigências do ensinar, exceto:

#Questão 944727 - Pedagogia, Principais Autores, FUNDEPES, 2023, Prefeitura de Marechal Deodoro - AL, Professor Artes / Ciências / Educação Física / Geografia / História / Inglês / Matemática / Música / Português

Nas últimas décadas, o desenho da profissão de docente foi reformulado. Assim, o professor não é mais o detentor do saber, nem mesmo detém o conhecimento uníssono. Como afirmava Nóvoa (1997), qualquer mudança educacional depende dos professores, sobretudo, de suas práticas pedagógicas. A respeito das discussões e diálogos de Freire (1997), o ensinar exige

O teórico que desenvolveu a compreensão da predominância funcional alternada entre emoção e cognição nas etapas do desenvolvimento humano, considerando também o desenvolvimento do ato motor foi  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis