Questões sobre Planejamento de Ensino

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Planejamento de Ensino

A elaboração, execução e avaliação do projeto pedagógico ou do plano de desenvolvimento institucional de uma unidade de educação consistem numa estratégia para conduzir, de forma articulada, as ações.

Nas etapas de coordenação do projeto ou plano, é necessário investir coletivamente em, EXCETO:

Os jogos e as brincadeiras constituem atividades fundamentais na educação infantil, constituindo-se em atividades básicas para proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Em relação a essas atividades, avalie as afirmações a seguir.

I Na brincadeira do faz-de-conta, o jogo simbólico é uma atividade que contribui para desenvolver, nas crianças, a capacidade de representação essencial para o desenvolvimento da linguagem.

II Nas brincadeiras, as crianças transformam o conhecimento que já possuíam em conceitos científicos.

III A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o não-brincar.

IV Na educação infantil, as brincadeiras e os jogos devem se basear no princípio da espontaneidade, o que não exige planejamento por parte do professor.

Das afirmações, estão corretas

Uma professora deve realizar uma investigação sobre a evasão de estudantes de um curso da UFRN. Para esse propósito, toma algumas decisões a serem apresentadas a um grupo de outros professores com o qual será desenvolvida a pesquisa. As decisões tomadas estão presentes no quadro a seguir.

I Definir o problema de pesquisa e formulá-lo como uma afirmação que sintetize a problemática em questão.

II Definir a metodologia da pesquisa antes da formulação das questões de estudo.

III Definir o problema após uma aprofundada revisão do estado da questão o qual se refere ao objeto de estudo.

IV Subordinar a metodologia à natureza do objeto de estudo.

São consideradas INADEQUADAS as decisões presentes nos itens

A partir desse texto, avalie as seguintes afirmações:

I O conhecimento específico do conteúdo a ensinar é o mais importante para a atividade de ensino.

II O processo de aprender a ensinar deve priorizar a prática em detrimento da teoria.

III Aprender sobre o ensino requer uma visão do conhecimento como algo a ser construído ao invés de ser compreendido como conteúdo já adquirido.

IV O processo de aprender a ensinar melhora quando enfoques de ensino e de aprendizagem são inseridos no programa de formação, sendo eles "modelados" pelos docentes formadores em sua própria prática.

Das afirmações, estão corretas

A aprendizagem durante a formação inicial docente, sob uma perspectiva construtivista, deve considerar as representações que os futuros pedagogos têm sobre o que é Pedagogia, Pedagogo e seu objeto de estudo. A aprendizagem sob essa orientação epistemológica deve contribuir com a construção de representações sociais coerentes com o conhecimento desejável. Numa pesquisa sobre representações sociais de licenciados em Pedagogia, os dados revelaram algumas representações explicitadas a seguir:

I As atividades docentes não compreendem participação na gestão de sistemas e na de instituições de ensino.

II A docência é compreendida como a ação de ensinar, como processo didático metódico e intencional.

III O Pedagogo tem como atividade essencial a docência nos anos iniciais de Ensino Fundamental.

IV O objeto de estudo do Pedagogo se constitui de práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares.

As representações sociais explicitadas que NÃO são coerentes com a Resolução CNC/ CP n. 1, de 15 de maio de 2006, que instituiu as diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia, estão presentes nos itens

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis