Questões sobre Planejamento de Ensino

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Planejamento de Ensino

Ao entregar suas avaliações aos alunos, o professor corrige as questões no quadro e oportuniza a quem errou refazer a questão. Podemos afirmar que o modelo de avaliação desse docente orienta-se por uma perspectiva

Com relação a avaliação escolar, assinale a opção correta.

Ao final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações:

Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos.

( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos

( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático.

( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico

( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam preparados para nova aprendizagens.

A seqüência correta é:

De acordo com a visão de Haydt (1997) sobre avaliação nas modalidades Diagnóstica e Formativa, analise as afirmativas abaixo indicando com (D) a(s) que se refere(m) à Avaliação Diagnóstica e com (F) a(s) que se refere(m) à Avaliação Formativa:

( ) É realizada no inicio do período letivo ou unidade de ensino com intenção de verificar se os alunos apresentam ou não os pré-requisitos necessários às aprendizagens.

( ) Visa a determinar se o aluno domina cada etapa antes de prosseguir o processo ensino-aprendizagem.

( ) É utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas.

( ) É basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor

A seqüência correta é

Sobre a avaliação mediadora, analise as afirmativas a seguir.

I. As tarefas são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo. Através delas professores e alunos de todos os níveis de ensino poderão estabelecer o diálogo com os educandos, no sentido de se debruçarem sobre sua produção de conhecimento, para compreender em que momento se encontram, qual a dimensão do seu entendimento.

II. Na concepção mediadora de avaliação, a subjetividade inerente à elaboração e correção de tarefas avaliativas não é um problema mas, um elemento a ser trabalhado positivamente, na medida que tanto os "erros" dos alunos como as dúvidas dos professores em interpretá-los deverão retornar à sala de aula para serem discutidos por todos.

III. O momento de correção das atividades avaliativas deverá existir como um momento de reflexão sobre as hipóteses que foram construídas pelos alunos e não para considerá-las como definitivamente certas ou erradas. As tarefas na escola deveriam ter um caráter problematizador e dialógico, deveria ser um momento de troca de idéias entre educadores e educandos na busca de um conhecimento aprofundado.

Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis