Questões sobre Planejamento de Ensino

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Planejamento de Ensino

No livro Paixão de Conhecer o Mundo, de Madalena Freire, encontra-se o seguinte relatório de atividade de uma turma de crianças de 4 a 5 anos:

— Oba! Oba!

— Viva ! Viva !

— Será que é mesmo ovo de borboleta?

— É sim, Madalena! Olha ela ali do lado!

— É... e está morta.

— Coitada, pôs tanto ovo que morreu.......

— Vamos contar quantos tem?

— 230 ovos!.....

— Até cansei de contar....

— E o que será que vai sair daí?

— Borboleta, ora!

— Já direto?

— Não....

— Vamos estudar amanhã no livro, pra gente saber?

— Vamos.

Pelo relato acima, pode-se perceber que a prática do professor,

ao tratar de assuntos de Ciências, deve partir:

Alice, educadora de uma escola que atende a alunos de classe média, já deveria ter trabalhado as profissões com sua turma de 5 anos usando os cartazes e páginas do livro dedicadas a esse assunto, mas não teve tempo. Um dia, na hora da saída, observou que as crianças corriam para o pipoqueiro, tontos com o cheirinho gostoso da pipoca fresquinha. Daí surgiu uma idéia: no dia seguinte, começou a conversa na roda falando do cheirinho da pipoca e perguntou se as crianças gostariam de saber um pouco sobre o trabalho do pipoqueiro, sugerindo uma entrevista com ele. A partir dessa entrevista, ela trabalharia as profissões. Sobre esse procedimento didático, é correto afirmar que:

Na instituição de Educação Infantil, a intervenção do professor é necessária para que as crianças possam ampliar suas capacidades de apropriação de conceitos, das diferentes linguagens e dos códigos sociais. Nesse contexto, cabe ao educador, predominantemente, um papel de:

Uma das importantes contribuições das pesquisas de Ferreiro e Teberoski, in Curto, Morillo e Teixidó (2000), foi afirmar que a construção da escrita acompanha o desenvolvimento do pensamento-lógico matemático. Assim, é preciso compreender a produção da escrita desde a sua gênese. Uma conseqüência da contribuição dessas autoras para a prática da Educação Infantil foi orientá-la no sentido de

O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.

 Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.

 

Existem diferentes formas de expressão de afetos, sentimentos, idéias. A arte e o brincar abrem canais para que possamos dispor de muitas linguagens para nos expressar. Nessa história, percebe-se a presença da imaginação do pai e do filho fazendo parte da interação entre os dois. Com isso, é correto afirmar que a imaginação:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis