Questões sobre Planejamento de Ensino

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Planejamento de Ensino

Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

As notas e conceitos atribuídos nas avaliações têm caráter objetivo por revelarem a verdadeira capacidade de aprendizagem dos alunos.

Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Entre os instrumentos de verificação de aprendizagem, o único válido do ponto de vista da aferição do rendimento escolar são as provas.

Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

O objetivo da avaliação escolar é o de diagnosticar como a escola e o professor estão contribuindo para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos.

Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

A avaliação deve ser compreendida apenas como a mensuração e classificação na verificação do rendimento escolar.

A forma como se avalia, segundo Luckesi (2002), é crucial para a concretização do projeto educacional. De acordo com o autor:

I. É a avaliação que sinaliza a titulação dos professores.

II. É a avaliação que sinaliza aos alunos o que o professor e a escola valorizam.

III. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar repetência injustamente.

IV. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar evasão do aluno.

V. Quando a avaliação escolar não é conduzida de forma adequada, ela pode gerar um processo que inviabiliza a centralização do ensino.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis