Questões sobre Pesquisa em Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pesquisa em Educação

A educação em ciência enquanto área emergente do saber em estreita conexão com a ciência necessita da epistemologia para uma fundamentação da orientação, devendo ser, ainda, um referencial seguro para uma mais adequada construção das suas análises. A epistemologia, ao pretender saber das características do que é ou não é específico da cientificidade e tendo como objeto de estudo a reflexão sobre a produção da ciência, sobre os seus fundamentos e métodos, sobre o seu crescimento, sobre os contextos de descoberta, não constitui uma construção racional isolada. [...] o conhecimento de epistemologia torna os professores capazes de melhor compreender qual ciência estão a ensinar, ajuda-os na preparação e na orientação, bem como dar às suas aulas um significado mais claro e credível às suas propostas. Tal conhecimento ajuda, e também obriga, os professores a explicitarem os seus pontos de vista, designadamente sobre quais as teses epistemológicas subjacentes à construção do conhecimento científico, sobre o papel da teoria, da sua relação com a observação, da hipótese, da experimentação, sobre o método e, ainda, aspectos ligados à validade e legitimidade dos seus resultados, sobre o papel da comunidade científica e suas relações com a sociedade.

(Fernández, 2000; Gil-Pérez et al., 2001. Disponível em: htts://docplayer.com.br/49116310-A-necessaria-renovacao-do-ensino-das-ciencias.html. Adaptado.)


Considerando os dois grandes ramos da “árvore epistemológica”, as epistemologias empiristas e racionalistas em suas muitas e variadas matizes (clássicas e contemporâneas), assinale o atributo da tendência racionalista na construção do conhecimento científico. 

O desenvolvimento de atividades baseadas em projetos é uma prática cada vez mais comum em todos os setores da atividade humana. O volume de empreendimentos sob a forma de projetos tem crescido rapidamente e envolve as mais diversas áreas do conhecimento. Na área educacional, o crescimento de atividades baseadas em projetos pode ser verificado em todos os setores dos sistemas educacionais públicos e privados.
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. 8. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2006. p. 18.
Com relação aos projetos educacionais, assinale a alternativa incorreta.

“Os projetos de ensino têm como fim principal a produção de formas e meios dirigidos à melhoria do processo ensino-aprendizagem de elementos relativos a uma disciplina de conhecimento. Esse tipo de projeto próprio da área educacional refere-se ao exercício das funções do professor.
Projetos de trabalho (de aprendizagem), por sua vez, são aqueles desenvolvidos por alunos no contexto escolar, sob orientação do professor, e têm por objetivo a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas” 
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. 8. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2006. p. 210.

A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre projetos de ensino e projetos de trabalho. 
COLUNA I
1. Projetos de ensino
2. Projetos de trabalho
COLUNA II (???) São conduzidos tendo por case uma orientação denominada Metodologia de Projetos ou Pedagogia de Projetos.
(???) Podem ser pensados como uma forma de se implementar o trabalho com projetos na atividade docente do professor, ou equipe de professores.
(???) A adoção desse pressuposto significa uma contribuição para a superação do modelo tradicional de educação centrada na abstração, no poder do verbo.
(???) Ambos os projetos apresentam estruturas parecidas, porém nesses tipos de projetos é necessária a construção de uma justificativa, de indicação dos resultados esperados, bem como da abrangência dos projetos e da indicação de ações, atividades e tarefas a serem desenvolvidas.
Assinale a sequência correta.

A professora de inglês para os anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Jundiaí – SP auxiliou a professora de educação física a trabalhar hip-hop com os estudantes. Ela propôs usar os aspectos históricos e sociais desse gênero musical. O projeto de aprendizagem, intitulado Hip-hop: do passado à atualidade, articulou não só a dança, mas a música, o grafite e as questões raciais envolvidas. O projeto resultou em um grafite no muro da escola.

Internet: <https://novaescola.org.br/>(com adaptações). 


A partir da situação retratada no texto anterior, julgue o próximo item.


A metodologia de projetos de aprendizagem possibilita a interdisciplinaridade no ensino.  

Segundo Lúcia Helena Sasseron (SD), a escola deve ser vista, integralmente, como um espaço de interações, todas as suas salas e espaços, seja o pátio, a sala de aula, a biblioteca ou a quadra de esportes. Aponte a alternativa que traz abordagens didáticas que representam maneiras consistentes para esse trabalho interativo no espaço da sala de aula.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis