Questões sobre Normas Educacionais dos Estados

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Normas Educacionais dos Estados

#Questão 1050268 - Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

   Ao focalizar as aprendizagens como estruturantes deste Currículo, a SEEDF ratifica a função precípua da escola de oportunizar a todos os estudantes, indistintamente, o direito de aprender. Para isso, a organização do trabalho pedagógico proposta pelas escolas e inserida em seus projetos político-pedagógicos deve contribuir para colocar crianças, jovens e adultos em situações que favoreçam as aprendizagens. Garantir aos estudantes o direito às aprendizagens implica um investimento sustentado nos princípios da ética e da responsabilidade, que incida também na formação de uma sociedade mais justa e mais desenvolvida nos aspectos sociais, culturais e econômicos. Além disso, direciona para um fazer didático e pedagógico ousado, no qual o professor parte do princípio de que há igualdade intelectiva entre os sujeitos. 

Currículo em Movimento da Educação Básica: pressupostos teóricos.
DF: SEEDF, 2014, p. 11-12 (com adaptações). 


A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

Oportunizar o direito às aprendizagens exige, do ponto de vista da pedagogia histórico-critica, uma prática pedagógica dialética, ou seja, examinadora das contradições, que vincula o caráter crítico de articulação das condicionantes sociais à dimensão histórica em que estas são produzidas.

#Questão 1050269 - Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

   Ao focalizar as aprendizagens como estruturantes deste Currículo, a SEEDF ratifica a função precípua da escola de oportunizar a todos os estudantes, indistintamente, o direito de aprender. Para isso, a organização do trabalho pedagógico proposta pelas escolas e inserida em seus projetos político-pedagógicos deve contribuir para colocar crianças, jovens e adultos em situações que favoreçam as aprendizagens. Garantir aos estudantes o direito às aprendizagens implica um investimento sustentado nos princípios da ética e da responsabilidade, que incida também na formação de uma sociedade mais justa e mais desenvolvida nos aspectos sociais, culturais e econômicos. Além disso, direciona para um fazer didático e pedagógico ousado, no qual o professor parte do princípio de que há igualdade intelectiva entre os sujeitos. 

Currículo em Movimento da Educação Básica: pressupostos teóricos.
DF: SEEDF, 2014, p. 11-12 (com adaptações). 


A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

O processo de democratização do acesso à escola exige desta instituição concepções que reflitam as expectativas e as necessidades formativas de sua comunidade, para garantir indistintamente aos estudantes o direito de aprender, uma vez que esse acesso se refere a um público homogêneo, pertencente às classes populares.

#Questão 1050270 - Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

   Ao focalizar as aprendizagens como estruturantes deste Currículo, a SEEDF ratifica a função precípua da escola de oportunizar a todos os estudantes, indistintamente, o direito de aprender. Para isso, a organização do trabalho pedagógico proposta pelas escolas e inserida em seus projetos político-pedagógicos deve contribuir para colocar crianças, jovens e adultos em situações que favoreçam as aprendizagens. Garantir aos estudantes o direito às aprendizagens implica um investimento sustentado nos princípios da ética e da responsabilidade, que incida também na formação de uma sociedade mais justa e mais desenvolvida nos aspectos sociais, culturais e econômicos. Além disso, direciona para um fazer didático e pedagógico ousado, no qual o professor parte do princípio de que há igualdade intelectiva entre os sujeitos. 

Currículo em Movimento da Educação Básica: pressupostos teóricos.
DF: SEEDF, 2014, p. 11-12 (com adaptações). 


A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

A partir de uma concepção pedagógica histórico-crítica, a conversão do saber objetivo, historicamente produzido pelos homens, em saber escolar é uma tarefa da escola. Essa conversão torna o saber assimilável pelos alunos, no espaço-tempo da escola. Portanto, o resultado dessa assimilação compete dos alunos, porque independe de recursos providos pela escola. 

Com base no Art. 3º da Lei 0949/2005, avalie se a carreira dos profissionais da educação básica da Rede Pública Estadual de Ensino objetiva:


I. A profissionalização e valorização do servidor.

II. A melhoria do desempenho e da qualidade dos serviços de educação prestados ao conjunto da população do Estado do Amapá.

III. A fixação de padrões e critérios de desenvolvimento funcional para as carreiras que compõem o Quadro de Pessoal dos Profissionais da Educação Básica Pública, de modo a reconhecer a qualificação profissional.

IV. A implementação de política de pessoal, com vistas a promover o desempenho profissional, a motivação, a qualidade da educação, a eficiência, e a valorização do servidor pelo tempo de serviço.

V. O comprometimento do profissional da Educação Básica Pública.


Estão corretos os itens:

Com relação à reforma do ensino médio e ao plano estadual de educação, julgue o item a seguir.  


A reforma do ensino médio instituiu, no âmbito do Ministério da Educação, a política de fomento à implementação de escolas de ensino médio em tempo integral.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis