Questões sobre Normas Educacionais dos Estados

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Normas Educacionais dos Estados

A indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão está prevista no artigo 207 da Constituição Federal (1988).
Analise as afirmativas abaixo considerando o tripé universitário e o disposto no Regimento Geral da UDESC (Resolução nº 044/2007-CONSUNI, de 01/06/2007).

1. O ensino compreende as ações voltadas à prospecção, discussão, sistematização e disseminação do saber e será ministrado através de cursos e programas.
2. Os cursos de graduação serão vinculados aos Departamentos correspondentes e terão por objetivo proporcionar formação de nível superior, de natureza acadêmica (preferencialmente) ou profissional, que habilite à obtenção de grau universitário.
3. Cada curso de graduação será regido por um Projeto Político-Pedagógico, proposto pelo respectivo Departamento, aprovado pelo Conselho de Centro e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).
4. O incentivo à pesquisa se dará, entre outras formas, pela promoção de congressos, simpósios e seminários para estudo e debate de temas científicos, bem como pela participação em iniciativas semelhantes de outras instituições.
5. O incentivo à extensão se dará, entre outras formas, através de intercâmbio com outras instituições, estimulando parcerias entre professores e extensionistas e o desenvolvimento de projetos comuns.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#Questão 1050264 - Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

   Ao focalizar as aprendizagens como estruturantes deste Currículo, a SEEDF ratifica a função precípua da escola de oportunizar a todos os estudantes, indistintamente, o direito de aprender. Para isso, a organização do trabalho pedagógico proposta pelas escolas e inserida em seus projetos político-pedagógicos deve contribuir para colocar crianças, jovens e adultos em situações que favoreçam as aprendizagens. Garantir aos estudantes o direito às aprendizagens implica um investimento sustentado nos princípios da ética e da responsabilidade, que incida também na formação de uma sociedade mais justa e mais desenvolvida nos aspectos sociais, culturais e econômicos. Além disso, direciona para um fazer didático e pedagógico ousado, no qual o professor parte do princípio de que há igualdade intelectiva entre os sujeitos. 

Currículo em Movimento da Educação Básica: pressupostos teóricos.
DF: SEEDF, 2014, p. 11-12 (com adaptações). 


A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

O princípio da integralidade da proposta curricular refere-se a uma perspectiva ampliada de tempo, espaço e oportunidades, atingindo todas as dimensões do sujeito em formação, isto é, seu desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural. 

A 14ª meta do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (Lei nº 16.794/2015) trata do fomento e elevação gradual do número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, sendo elencadas 11 estratégias com o intuito de atingir essa meta.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) considerando as estratégias definidas em lei.

( ) Garantir a publicização, transparência, autonomia e desburocratização da pesquisa científica desenvolvida com recursos públicos.
( ) Adotar, em parceria com a União, políticas de assistência estudantil para assegurar aos estudantes considerados economicamente carentes, bolsas de estudos de pós-graduação stricto sensu.
( ) Ofertar bolsas de estudos de pós-graduação stricto sensu aos professores e demais profissionais da educação básica das redes públicas de ensino.
( ) Oferecer, em articulação com a União, financiamento público e específico às políticas de acesso e permanência, para inclusão nos programas de pós-graduação de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, afrodescendentes, comunidades tradicionais, povos do campo, indígenas, quilombolas e para pessoas, público da educação especial, e outros estratos sociais historicamente excluídos.
( ) Estimular a articulação entre graduação, pós-graduação e núcleos de pesquisas, para estudos e elaboração de currículos/propostas pedagógicas que incorporem ao processo de ensino-aprendizagem o enfrentamento a todas as formas de discriminação.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

#Questão 1050266 - Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

Em relação à construção do currículo, as teorias críticas apresentam elementos referentes às relações sociais, aos processos de reprodução cultural e às ações de emancipação, enquanto as teorias pós-críticas incorporam elementos relacionados às diferenças, à alteridade, à subjetividade, à representação e ao multiculturalismo. Ambas as correntes teóricas são percebidas no texto em questão.

A Lei nº 16.794/2015 aprovou o Plano Estadual de Educação de Santa Catarina para o decênio 2015-2024, cujas metas e estratégias estão descritas em anexo único. A meta de nº 12 prevê:
“Articular, com a União, a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior para 55% e a taxa líquida para 40% da população de 18 a 24 anos de idade, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, nas instituições de ensino superior públicas e comunitárias.”
Para atingir essa meta são elencadas 16 estratégias, entre as quais podemos citar:

1. Elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais nas universidades públicas para 90%; ofertar, no mínimo, um terço das vagas em cursos noturnos e elevar a relação de estudantes por professor para 18, mediante estratégias de aproveitamento de créditos e inovações acadêmicas que valorizem a aquisição de competências de nível superior.
2. Mapear a demanda e fomentar a oferta de educação superior pública e gratuita prioritariamente para a formação de profissionais da tecnologia da informação, para atender ao déficit de profissionais desta área de conhecimento.
3. Criar mecanismos para exclusão das vagas ociosas ao final de cada período letivo, na educação superior pública e comunitária.
4. Assegurar, na forma da lei, condições de acessibilidade às pessoas, público da educação especial, nas instituições de ensino superior.
5. Articular, com a União, a expansão e a descentralização da oferta de educação superior pública e gratuita, atendendo a todas as regiões do Estado, considerando as especificidades das populações do campo, comunidades indígenas e quilombolas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis