Listagem de Questões sobre Geral
Em relação à formalização do Projeto Político Pedagógico, NÃO é correto afirmar que:
é de fundamental importância o registro sistemático das reflexões e decisões coletivas.
a formulação de cada etapa deve constituir-se em um documento, no qual estarão registradas as decisões e reflexões tomadas no coletivo.
o registro formal deve conter a formulação de uma proposta educacional de formação, em consonância com o momento histórico presente.
o processo de avaliação precisa considerar apenas as exigências do cotidiano.
O projeto Político Pedagógico tem por finalidades, EXCETO:
Definir uma linha de trabalho para a escola considerando-a como uma filiação a alguma concepção corrente ( educação libertadora, construtivismo...)
Orientar a ação do grupo de profissionais de uma instituição escolar ou curso.
Permitir a crítica da realidade atual e fornecer o referencial para avaliar o processo de execução do trabalho transformador que propõe.
Ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola de uma forma refletida, sistematizada, orgânica, científica e participativa .
O Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição, é o instrumento teórico metodológico para, EXCETO:
Concretizar a necessidade de conhecer amplamente a realidade através do diagnóstico.
Representar a efetivação formal da decisão intencional e conjunta da instituição sobre o processo de decisão, execução e avaliação da ação educativa.
Transformar a instituição e os profissionais que nela atuam.
Representar a existência da neutralidade sobre questões técnicas, políticas, culturais, econômicas e éticas na sua construção.
O diagnóstico no sentido mais preciso de localização das necessidades da instituição, a partir da análise da realidade e/ou do confronto com um parâmetro aceito como válido, corresponde às seguintes tarefas, EXCETO:
O conhecimento da realidade pela pesquisa e análise dos dados relacionados aos problemas, desafios, pontos de apoio para o processo de mudança.
O julgamento que é o confronto entre o ideal e o real, entre o que desejamos ser e o que estamos sendo.
Localização das necessidades (aquilo que falta em cada aspecto relevante analisado) para que a escola possa ter o que deseja.
Percepção dos problemas mais próximos alienando a visão de totalidade.
Segundo Perrenoud, existem dez domínios de competências julgadas prioritárias por serem coerentes com o novo papel do professor e compatíveis com os eixos de renovação da escola. Essas competências estão assim especificadas:
I. Administrar a progressão das aprendizagens; organizar e dirigir situações de aprendizagens; utilizar novas tecnologias.
II. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; trabalhar em equipe; envolver os alunos.
III. Participar da administração da escola; garantir uma representação consensual,completa e estável de um ofício.
IV. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; administrar a sua própria formação contínua; informar e envolver os pais.
São itens corretos:
I, II e III
I, II e IV
I, III e IV
II, III e IV
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