Listagem de Questões sobre Geral
"A formação continuada de professores em novas tecnologias sinaliza uma organização curricular inovadora que, ao ultrapassar a forma tradicional de organização curricular, estabelece novas relações entre a teoria e a prática." (Mercado, 1999).
Analisando o texto acima, é CORRETO afirmar que o autor considera:
I. A formação de professores fundamental para o sucesso da utilização das novas tecnologias.
II. A formação de professores frente à introdução de novas tecnologias exige uma reformulação das metodologias de ensino e um repensar de suas práticas pedagógicas.
III. Apropriar-se das novas tecnologias como algo imposto externamente, enfatizando-se atitudes pedagógicas de inovação.
IV. Valorizar a prática pedagógica docente como fonte de reflexões, de pesquisa e de conhecimento. Estão corretas as proposições:
I, II e III.
I, III e IV
I, II e IV
II, III e IV
"A proposta educativa a que se vinculam os projetos de trabalho é uma via para dialogar e dar resposta a essa situação de mudança, que não só está transformando a maneira de pensar-nos a nós mesmos, mas também de nos relacionarmos com o mundo que nos rodeia.". (Hernandez,1998 ).
Diante dessa situação, a escola deverá responder a uma série de desafios, EXCETO:
A necessidade de selecionar e estabelecer critérios de avaliação.
Decidir o que aprender, como e para quê.
Prestar atenção ao internacionalismo e o que traz consigo de valores de respeito, solidariedade e confiança.
Dar pouco crédito às interpretações das opções ideológicas e de configuração do mundo.
"Reconhecer a complexidade dos aprendizes e das situações de aprendizagem pode servir de antídoto diante do reducionismo da pedagogia baseada nos enfoques insurrecionais que hoje circulam, ao amparo de um discurso psicológico denominado construtivismo na educação." ( Hernandez, 1998).
O esquema abaixo representa algumas concepções e práticas escolares do currículo Disciplinar e do Transdisciplinar.
Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. Assinale a opção correta encontrada.
1-2-1-1-2-1-1-2
1-1-2-2-1-2-1-2
1-1-1-2-2-1-1-2
1-2-1-1-1-2-2-1
O contexto escolar é identificado por Nóvoa (1995) como o lugar mais apropriado para propor e desenvolver inovações educativas, por oferecer melhores possibilidades de êxito nos projetos de inovação, pois é neste contexto que se encontram os verdadeiros multiplicadores, os professores.
Para Nóvoa, a melhoria e mudança na escola poderão se dar a partir de alguns princípios, EXCETO:
Considerar as escolas como a unidade estratégica de mudança em ação.
Desenvolver mudanças de participação dos professores e dos restantes atores educativos em torno dos processos de inovação escolar.
Perspectivar a melhoria das escolas como um produto e não como um processo que consagre uma atitude de mudança permanente.
Produzir sugestões de práticas, de políticas e de procedimentos que contribuam para a melhoria da escola.
Segundo Paulo Freire (1999), ensinar pressupõe algumas exigências, EXCETO:
Rigorosidade metódica, reconhecimento e assunção da identidade cultural.
Criticidade, pesquisa, estética e ética.
Transferência de conhecimentos.
Respeito aos saberes dos educandos, reflexão crítica sobre a prática.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}