Listagem de Questões sobre Geral
Podemos dizer que uma escola de qualidade é:
a que tem um bom conteúdo de matemática, português, história e geografia;
a que dá conta, de fato, de todas as crianças brasileiras, concebidas em sua realidade concreta;
a que prepara para o vestibular, além de dar um bom conteúdo geral;
aquela preocupada com a formação geral;
a que se preocupa com os princípios morais e éticos estabelecidos pela sociedade.
No momento em que o professor formula uma questão, seja oralmente ou por escrito, revela uma intenção pedagógica e uma relação com o educando, o que implica obrigatoriamente em ser:
relacional;
objetiva;
dissertativa;
corretiva;
subjetiva.
De acordo com Bernard Charlot, para analisarmos o fracasso escolar, devemos levar em consideração, EXCETO:
As posições de origem social, de deficiência e de causalidade.
A singularidade e a história dos indivíduos.
Sua atividade específica, suas práticas.
A especificidade dessa atividade, que se desenvolve (ou não) no campo do saber.
De um modo geral, a escola oferece canais adequados à manifestação da diversidade de competências, porque:
não valoriza outras formas de manifestações de competências que não a lingüística ou a lógico-matemática.
o indicador de qualidade é o da redução na variabilidade.
a administração das emoções tornam a minimização de variáveis uma meta absolutamente desejável.
reduzir a variabilidade na educação, baseando-se em argumentos de qualidade, aponta no sentido ao desejado.
O que se precisa questionar, segundo Jussara Hoffmann, são os princípios que fundamentam práticas avaliativas que, cada vez mais estreitas e padronizadas, impedem ver e sentir cada sujeito da educação em seu desenvolvimento integral e singular.
Dentre esse princípios, inserem-se, EXCETO:
O comprometimento dos educadores e das escolas com os juízos de valores emitidos e as decisões que tomam em relação às possibilidades e necessidades de cada estudante.
O respeito às diferenças entre os alunos.
A busca por padrões de mensuração objetivos e uniformes para o processo avaliativo.
A permanência do aluno na escola como direito do estudante e compromisso da escola.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}