Questões sobre Fundamentos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fundamentos da Educação

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir da ilustração e de seus conhecimentos sobre educação como processo social julgue os itens a seguir:

I. Como espaço privilegiado de socialização, a escola cumpre sua missão quando ajuda os indivíduos a conviver, aprender e passar do mundo infantil à adolescência e da adolescência à fase adulta.

II. Desde o final da década de 90 do século XX, diversos estudiosos da educação têm alertado que tanto o ensino público quanto o privado têm perdido a qualidade. Um dos fatores que contribui sobremaneira para isso é a incapacidade de memorização dos alunos, provocada pelo bombardeio de informações.

III. A aprendizagem significativa caracteriza-se como a formação de conceitos relevantes, mesmo sem associação aos conceitos preexistentes na estrutura cognitiva do indivíduo.

IV. No contexto da aprendizagem significativa, o aluno é o construtor do seu conhecimento de maneira autônoma, ou seja, o papel do professor e a metodologia de ensino são considerados os aspectos menos importantes.

V. Em uma proposta pedagógica voltada para habilidades e competências, os atributos intelectuais e cognitivos são aprendidos a partir da ação educativa e estarão disponíveis em qualquer situação de vida.

O correto está somente em:

É comum aos leigos no assunto confundir progressão continuada com promoção automática, que expressam decisões e ações pedagógicas distintas. Assinale a opção que caracteriza corretamente essa diferença.

A avaliação institucional realizada em uma escola evidenciou a necessidade de qualificação profissional, tanto pedagógica quanto acadêmica. Um trabalho de formação continuada com professores que tenha a intenção de desenvolver competências no enfoque pedagógico e escolar deverá

A violência urbana é uma realidade que atinge de maneira perversa a todo cidadão e cidadã e, em especial, à criança e ao jovem. Para a escola enfrentar a cultura da violência, faz-se necessário promover uma educação em direitos humanos, que se realiza, segundo Candau (2001), quando

Segundo Luis Armando Gandim, entre os elementos estruturais para se pensar a situação do professor, pode-se citar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis