Questões sobre Fundamentos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fundamentos da Educação

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quanto à pedagogia libertária é correto afirmar:

1- O eixo principal é o social, o coletivo. Propõe uma prática educativa fundamentada na autogestão, na autonomia e liberdade de grupo.

2- Há valorização da tecnologia educacional e o método se constitui pela "instrução programada", o "tele e micro-ensino" e o "sistema modular de ensino".

3- A escola é vista como fator de transformação social e o método é o da vivência grupal na forma de autogestão.

4- A função política é ajustar ou adaptar psicologicamente os indivíduos à sociedade.

São corretas as afirmativas:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O pensamento pedagógico brasileiro começa a ter autonomia com o desenvolvimento das teorias da Escola Nova. Quase até o final do século XIX, nosso pensamento pedagógico reproduzia o pensamento religioso medieval. Entretanto, no pensamento pedagógico contemporâneo, muitos brasileiros deram contribuições decisivas e enriquecedoras à educação brasileira. Desta forma, está correto afirmar:

1- Inserindo a teoria e a prática do combate libertador, numa perspectiva revolucionária de transformação global da sociedade, AMILCAR CABRAL deixou-nos uma contribuição dinâmica ao aprofundamento dos debates ideológicos que caracterizam nossa época.

2- As idéias de ANÍSIO TEIXEIRA influenciaram todos os setores da educação no Brasil e mesmo o sistema educacional da América Latina. Entre suas contribuições pode-se citar a primeira experiência no Brasil de promover a educação cultural e profissional de jovens.

3- PAULO FREIRE destacou-se com a sua Pedagogia do Oprimido, cuja obra é voltada para uma teoria do conhecimento aplicada à educação, sustentada por uma concepção dialética em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.

4- WALTER BENJAMIN criticou o ensino nas universidades, onde predominava a informação ao invés da formação, o ensino profissionalizante ao invés da preocupação com a totalidade e a individualidade de cada ser humano, o espírito burocrático do dever ao invés do espírito de pesquisa.

O correto está em:

"A finalidade da escola é adequar as necessidades ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. (...) À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas e estruturas do ambiente."  (LUCKESI,1991)

Esta visão do papel da escola é característica da Pedagogia

"Os professores são as parteiras da sociedade do conhecimento." (Hargreaves, 2004). Para que esses profissionais possam ajudar a gerar esse tipo de sociedade, um modelo de organização do ensino baseado em comunidades de aprendizagem profissional vem sendo apresentado. Esse modelo é caracterizado como aquele em que a:

Dois dados apontam para alta na “fuga de cérebros” do Brasil, ou seja, a emigração de brasileiros com alto nível de instrução. Entre 1996 e 2006, o número de brasileiros que receberam visto norte-americano dado somente a profissionais de alta qualificação cresceu 185%. De 1990 a 2000, quase dobrou a proporção de brasileiros com nível superior vivendo em países ricos.

Tendo em vista o texto acima e as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

O domínio do conhecimento é considerado condição essencial para bem situar-se na civilização contemporânea, seja em termos pessoais, seja em termos nacionais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis