Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

O sucesso na aprendizagem, na perspectiva sócio-histórica, se dá quando o aluno desenvolve a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Jorge, professor do segundo ano do ensino médio, objetivando criar situações didático-pedagógicas capazes de gerar debates acerca das eleições, exibiu, em algumas de suas aulas de língua portuguesa, filmes e documentários que mostravam a história e o posicionamento político-ideológico de grandes personagens brasileiros. Por meio de discussões, o professor esperava ajudar os alunos a desenvolver um posicionamento crítico acerca da realidade, sem deixar de trabalhar os conteúdos previstos para a disciplina. Como estratégia didático-pedagógica, Jorge solicitava aos alunos que apresentassem soluções para problemas identificados na sociedade, chamando a atenção para as contradições nos discursos dos alunos.

Em face dessa situação hipotética, é correto afirmar que a preocupação do professor e o modo como organizou o trabalho pedagógico exemplificam a tendência pedagógica

De acordo com dados do INEP/MEC, em 1990, constatava-se que mais de 50% dos alunos repetiam a primeira série do ensino fundamental. Os números da educação no Brasil de 2003, recentemente divulgados, revelam que as taxas decaíram. A proporção nacional, na primeira série do ensino fundamental, é de 30,1%; e, na segunda série, de 19,8%. São ainda elevadas, constituindo-se um sério problema para a educação. Os dados de fluxo mostram que as chances de repetência são bem maiores no Nordeste e no Norte do país. Quase 11% dos alunos da região mais rica (Sudeste) refazem a primeira série; na região mais pobre (Nordeste), o número é de 43%. No Norte, é de praticamente 48%. Diante dessa informação e de acordo com a perspectiva sócio-histórica, assinale a alternativa correta.

O papel do professor é de grande importância no contexto da sala de aula atualmente, pois cabe a este assessorar os alunos em diversos campos do conhecimento. De acordo com a concepção sócio-histórica da educação, assinale a alternativa que não apresenta uma habilidade essencial ao exercício da profissão docente.

Quando se relaciona didática e ensino, entende-se que o ensino tem como função principal assegurar o processo de transmissão e assimilação dos conteúdos do saber escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis