Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

Analise as afirmativas a seguir:

I. O currículo é o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes.

II. Na Educação Básica, a organização do tempo curricular deve ser construída em função das peculiaridades de seu meio e das características próprias dos seus estudantes, não se restringindo às aulas das várias disciplinas. O percurso formativo deve, nesse sentido, ser aberto e contextualizado, incluindo não só os componentes curriculares centrais obrigatórios, mas, também, outros componentes flexíveis e variáveis que possibilitem percursos formativos que atendam aos inúmeros interesses, necessidades e características dos educandos.


III. Toda política curricular é uma política cultural, pois o currículo é fruto de uma seleção e produção de saberes: campo conflituoso de produção de cultura, de embate entre pessoas concretas, concepções de conhecimento e aprendizagem, formas de imaginar e perceber o mundo.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os efeitos das políticas curriculares, no contexto da prática, são condicionados por questões institucionais e disciplinares que, por sua vez, têm diferentes histórias, concepções pedagógicas e formas de organização, expressas em diferentes publicações.

II. Na organização e na gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem uma atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.

III. As políticas curriculares não se resumem apenas a propostas e práticas enquanto documentos escritos, mas incluem os processos de planejamento, vivenciados e reconstruídos em múltiplos espaços e por múltiplas singularidades no corpo social da educação.

Marque a alternativa CORRETA:

#Questão 1052291 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), REIS & REIS, 2022, Prefeitura de Potim - SP, Professor de Educação Básica I - Educação Infantil

A interdisciplinaridade teve sua gênese no fim do século XIX e emergiu pela necessidade de oferecer uma resposta a fragmentação gerada pela concepção positivista, pois, as ciências foram fragmentadas surgindo, diversas disciplinas. Diante desse contexto, é correto afirmar sobre interdisciplinaridade, que:

#Questão 1052294 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), REIS & REIS, 2022, Prefeitura de Potim - SP, Professor de Educação Básica I - Educação Infantil

É notório que os debates acerca do currículo vêm assumindo um protagonismo cada vez maior nas discussões que permeiam o setor educacional. Assim, ao longo da história, as pesquisam sobre essa temática enfocam nas mais diversas áreas, principalmente nos aspectos teórico metodológicos que apontam de modo direto e indireto para a superação da fragmentação e a contextualização do conhecimento. Mediante a esse contexto, julgue as afirmativas abaixo:

I – Epistemologicamente o currículo apresenta alta complexidade, pois, sua organização é uma conjunção imprescindível para prover a formação integral.
II – A composição hierárquica do currículo aliada a formação docente fragmentada são fatores que auxiliam na contextualização e interdisciplinaridade no âmbito educacional.
III – O currículo deve ser compreendido como campo pedagógico, que aponta para diversas relações entre sujeitos, conhecimento e realidade permitindo assim a construção de novos saberes.
IV – A contextualização do currículo possui a finalidade de ofertar significado ao conhecimento escolar e contribuir para a construção do conhecimento.

Marque a alternativa correta:

Apesar da carência que é sentida no que diz respeito a interlocução entre as disciplinas, a realidade do sistema educacional no Brasil, em todos os seus níveis, aponta para a convivência cotidiana com um modelo organizacional de ensino fracionado e desencaixado, em que os currículos são construídos em compartimentos que na maioria das vezes são incomunicáveis, o que culmina numa formação humana e profissional incapaz de enfrentar as mais diversas práticas sociais, pois, exigem uma formação integral de cunho crítico e competente. Diante desse cenário, marque a alternativa correta:  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis