Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

O texto abaixo representa uma concepção de currículo, defendida por Lucíola Santos.



Currículo [são] as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. Currículo associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.



Desse excerto depreende-se que o currículo

      Embora não sejam formados em pedagogia, em matemática ou geografia, parece que os pais têm sim conhecimentos suficientes para exercer certa fiscalização e contribuir, pelo menos em parte, na tomada de decisões a respeito do funcionamento pedagógico da escola. Aqui não parece ser fundamental um conhecimento didático-pedagógico específico e especializado. O pai ou a mãe tem condições de saber que uma sala de 25 alunos é mais produtiva (ceteris paribus) que uma de quarenta, como é capaz de entender que a falta de merenda atrapalha o desempenho dos alunos em seu dia de aula e que a ausência de professor é nociva ao desenvolvimento do currículo escolar. Nesse sentido, não se pode exigir que ele participe do que não tem condições de dar conta e que é obrigação da escola fazer: a execução do pedagógico é atribuição de pessoas como os professores, adrede preparadas para esse fim. 
Vitor H. Paro. Gestão da Escola Pública: In: A participação da comunidade. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n.º 174, p. 255-290, maio/ago. de 1992 (com adaptações). 
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.  
O planejamento curricular refere-se estritamente aos conteúdos curriculares que compõem as práticas de ensino da escola, relacionadas às áreas de conhecimento, a exemplo de matemática e geografia, mencionadas no texto. 

As teorias curriculares versam sobre a função e as perspectivas do currículo no contexto educacional. Elas dividem-se em tradicionais, críticas e pós-críticas. Maria do Socorro é pedagoga em uma escola que fica na região de Vitória. Para preparar a discussão sobre práticas curriculares que fará com os professores, ela analisou planejamentos de aula elaborados na escola e percebeu certa diversidade nas teorias curriculares que informam a prática dos professores:

1. No planejamento do professor de História, havia uma forte preocupação com a compreensão de que os interesses das classes dominantes influenciam os acontecimentos históricos. 2. A professora de Língua Portuguesa do EFI procurava ampliar o repertório literário dos estudantes, incluindo livros de literatura afrodescendente e de literatura indígena no canto da leitura. 3. A professora de Matemática focava em listas de exercícios e no trabalho com todos os conteúdos consolidados da área, atenta à cobertura curricular e à garantia de que todos os estudantes tivessem acesso aos conteúdos consagrados da Matemática.

A pedagoga concluiu que os professores, ao proporem suas atividades, estavam embasados (em 1, 2 e 3), respectivamente, pelas seguintes teorias curriculares:

Tendo como referência a literatura atual sobre currículo, considere:

I. A finalidade do currículo prescrito é permitir que o professor escolha conteúdos, competências e habilidades que serão ensinados em aula, de acordo com a realidade dos alunos. II. O currículo prescrito é o documento oficial obrigatório que determina o que deve ser trabalhado com os alunos, sem adaptações, no cotidiano da sala de aula. III. O currículo prescrito é uma lista de temas e conteúdos publicada em forma de legislação para determinar o que o professor deve ensinar em sala de aula. IV. O currículo prescrito é um conjunto de decisões normativas, fundamentadas por princípios educativos valorizados em um determinado sistema de ensino.

Está correto o que se afirma APENAS em

 Sobre as teorias do Currículo, leia os itens abaixo.

I. Michael Young, ao lançar, em 1971, o livro Conhecimento e controle: novas direções para a Sociologia da Educação, dá origem às bases do movimento chamado Nova Sociologia da Educação (NSE). Esse movimento, por sua vez, busca compreender processos que percebem que a escola contribui para legitimar conhecimentos em detrimento de outros.
II. A partir da obra de Michael Apple, Ideologia e currículo, são feitas análises reprodutivistas sobre currículo, o que confere popularidade à temática e aos estudos nessa vertente.
III. Quando se assume o fazer curricular como uma questão simplesmente técnica e científica, ocultando-se sua dimensão ideológica, acaba-se por eliminar um aspecto imprescindível para sua análise com profundidade e criticidade. Elimina-se a contradição.

Marque a única opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis