Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

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Listagem de Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

#Questão 1050520 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), CESPE / CEBRASPE, 2022, SEE-PE, Analista em Gestão Educacional - Pedagogia

Julgue o item seguinte, considerando que, ao avaliar currículos ou projetos de formação continuada, deve-se ter em mente o tipo de ser humano que se quer formar.


Na avaliação de currículos no Brasil, devem-se levar em conta as políticas públicas da educação básica, que nos últimos anos foram construídas a partir de fundamentos tecnicistas.

#Questão 1050540 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), CESPE / CEBRASPE, 2022, SEE-PE, Analista em Gestão Educacional - Nutrição

Julgue o item subsequente, relativo ao programa Currículo em Movimento. 


O desenvolvimento desse programa visa à melhoria da qualidade da educação básica por meio da formação para a docência na educação profissional técnica de nível médio, mediante a disponibilização de programas de licenciatura e de complementação pedagógica.

#Questão 1050541 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), CESPE / CEBRASPE, 2022, SEE-PE, Analista em Gestão Educacional - Nutrição

Julgue o item subsequente, relativo ao programa Currículo em Movimento. 


Esse programa foi criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de atualizar anualmente o conjunto de critérios que devem ser observados pelos sistemas de ensino no que se refere a organização, desenvolvimento e avaliação da educação profissional técnica de nível médio. 

      Embora não sejam formados em pedagogia, em matemática ou geografia, parece que os pais têm sim conhecimentos suficientes para exercer certa fiscalização e contribuir, pelo menos em parte, na tomada de decisões a respeito do funcionamento pedagógico da escola. Aqui não parece ser fundamental um conhecimento didático-pedagógico específico e especializado. O pai ou a mãe tem condições de saber que uma sala de 25 alunos é mais produtiva (ceteris paribus) que uma de quarenta, como é capaz de entender que a falta de merenda atrapalha o desempenho dos alunos em seu dia de aula e que a ausência de professor é nociva ao desenvolvimento do currículo escolar. Nesse sentido, não se pode exigir que ele participe do que não tem condições de dar conta e que é obrigação da escola fazer: a execução do pedagógico é atribuição de pessoas como os professores, adrede preparadas para esse fim. 
Vitor H. Paro. Gestão da Escola Pública: In: A participação da comunidade. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n.º 174, p. 255-290, maio/ago. de 1992 (com adaptações). 
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.  
Em relação ao currículo escolar, denomina-se currículo formal o conjunto das componentes, dos métodos e dos recursos para se efetivar a construção social do conhecimento e denomina-se currículo oculto toda ação externa à escola, como as relações e participações da comunidade, a exemplo da participação dos pais citados no texto, pois elas são abstratas. 


Considerando as teorias do currículo, as chamadas teorias tradicionais estão constituídas em torno de grandes categorias teóricas nas quais são enfatizados os conceitos de: 

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