Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

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Listagem de Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

#Questão 1050263 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

   Ao focalizar as aprendizagens como estruturantes deste Currículo, a SEEDF ratifica a função precípua da escola de oportunizar a todos os estudantes, indistintamente, o direito de aprender. Para isso, a organização do trabalho pedagógico proposta pelas escolas e inserida em seus projetos político-pedagógicos deve contribuir para colocar crianças, jovens e adultos em situações que favoreçam as aprendizagens. Garantir aos estudantes o direito às aprendizagens implica um investimento sustentado nos princípios da ética e da responsabilidade, que incida também na formação de uma sociedade mais justa e mais desenvolvida nos aspectos sociais, culturais e econômicos. Além disso, direciona para um fazer didático e pedagógico ousado, no qual o professor parte do princípio de que há igualdade intelectiva entre os sujeitos. 

Currículo em Movimento da Educação Básica: pressupostos teóricos.
DF: SEEDF, 2014, p. 11-12 (com adaptações). 


A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

Focalizar as aprendizagens como estruturantes de um currículo evidencia a necessidade de constituir oportunidades de acesso a diferentes referenciais de leitura de mundo, ampliando as vivências que refletem a construção dos saberes. Essa perspectiva inclui concepções e práticas educativas fundadas na educação para os direitos humanos, mesmo que estes não se relacionem com os eixos fundamentais do direito à educação.  

#Questão 1050265 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

   Ao focalizar as aprendizagens como estruturantes deste Currículo, a SEEDF ratifica a função precípua da escola de oportunizar a todos os estudantes, indistintamente, o direito de aprender. Para isso, a organização do trabalho pedagógico proposta pelas escolas e inserida em seus projetos político-pedagógicos deve contribuir para colocar crianças, jovens e adultos em situações que favoreçam as aprendizagens. Garantir aos estudantes o direito às aprendizagens implica um investimento sustentado nos princípios da ética e da responsabilidade, que incida também na formação de uma sociedade mais justa e mais desenvolvida nos aspectos sociais, culturais e econômicos. Além disso, direciona para um fazer didático e pedagógico ousado, no qual o professor parte do princípio de que há igualdade intelectiva entre os sujeitos. 

Currículo em Movimento da Educação Básica: pressupostos teóricos.
DF: SEEDF, 2014, p. 11-12 (com adaptações). 


A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

A educação integral está alicerçada na ampliação de dois eixos estruturantes: tempo e oportunidade. 

#Questão 1050267 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

Uma proposta curricular como a demarcada no texto fundamenta-se tanto em elementos da teoria crítica quanto em elementos da teoria pós-crítica do currículo, porque, implicitamente, evidencia-se que a eficiência do planejamento com foco nos resultados é o objetivo a ser alcançado. 

#Questão 1050271 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), Quadrix, 2022, SEDF, Pedagogo - Orientador Educacional - Edital nº 31

A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.

A proposta pedagógica apresentada se fundamenta na pedagogia histórico-crítica, que, em relação à educação escolar, demanda identificar as formas em que se expressa o saber produzido historicamente, de modo a reconhecer as condições de sua produção, compreender suas principais manifestações e identificar os modos para sua transformação. 

#Questão 1050464 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), CESPE / CEBRASPE, 2022, SEE-PE, Analista em Gestão Educacional - Psicologia

Considerando as alternativas de intervenção diagnóstica, práticas pedagógicas e apoio às adequações curriculares, julgue o item a seguir. 


O currículo adaptado implica compreender situações diferenciadas, maneiras diversificadas de apresentar conteúdos que facilitem a compreensão, sendo permitida a adaptação do currículo com a intenção de selecionar quais conteúdos o estudante com deficiência terá condições, ou não, de aprender.

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