Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação às diferentes definições de currículo.
( ) Currículo Oculto é constituído pelos conhecimentos ausentes, tanto das propostas curriculares, como das práticas de sala de aula.
( ) Currículo formal abrange todas as atividades e conteúdos planejados para serem trabalhados na sala de aula.
( ) Currículo em ação ou real são todos os tipos de aprendizagem que os estudantes realizam como consequência de estarem escolarizados. É a consequência de viver uma experiência num ambiente que propõe-impõe todo um sistema de comportamento, valores e não somente de conteúdos de conhecimentos a assimilar.
( ) Currículo vazio ou nulo tem sido utilizado, significando o conjunto de normas e valores implícitos nas atividades escolares, porém não mencionados pelos professores ou não intencionalmente buscados por eles. São aprendizagens não intencionais presentes no ambiente escolar.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

#Questão 1049129 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Física

Nunes e Rubio (2008, p. 56) conceituam o currículo como tudo que acontece na trajetória escolar e afirmam, ainda, que o currículo,
por transmitir certos modos de ser e validar certos conhecimentos, está intimamente ligado ao poder [...] pelos seus modos de endereçamento nos chama a ocupar determinadas posições de sujeito [...] por regular as ações dos sujeitos da educação, forma identidades.

NUNES, M. L. F.; RÚBIO, K. O. Currículo(s) da Educação Física e a constituição da identidade de seus sujeitos. Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, p. 55-77, 2008. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org. Acesso em: 15 ago. 2022.


Com base nesse entendimento do currículo e de uma incursão aprofundada na trajetória da área da Educação Física no Brasil, os autores inferem as identidades projetadas na constituição de cada currículo da Educação Física, dentre as quais destacamos:
1. A projeção de identidades docilizadas nas atitudes, mas robustas na sua aparência, assim como patriotas, corajosas, obedientes e preparadas para cumprir com suas responsabilidades na labuta diária e para a defesa da pátria.
2. A projeção de identidades emancipadas das condições de opressão em que a sociedade está mergulhada.
3. A projeção de identidades que promovam a construção e reconstrução dos conhecimentos, e reconheçam que os significados são produzidos na e por meio das relações de poder, compreendam sua sociedade, assumam posições de sujeito temporárias e atuem concretamente como cidadãos solidários.

Segundo os autores, as identidades numeradas anteriormente correspondem, respectivamente, aos seguintes currículos da Educação Física: 

De acordo com estudos contemporâneos sobre currículo, é correto afirmar:
1. O currículo revela aspectos relacionados a relações de poder, o que caracteriza o contexto educacional como um espaço político.
2. O currículo representa propósitos ou atividades que sejam neutras no que diz respeito à formação e informação.
3. O currículo produz sentidos e significados, possui intencionalidades, e esses componentes são materializados na prática pedagógica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

#Questão 1049409 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental - Séries Iniciais

O nível de integração curricular que é caracterizado por uma ação simultânea de disciplinas relacionadas a uma temática comum é denominado

“Os currículos não são apenas o que é elaborado e prescrito, mas o que é adotado e implementado. Elaborar e implementar novas formas de currículos, baseadas em conhecimento aberto e compartilhado, depende muito do trabalho dos professores. Embora a tecnologia digital ofereça um mundo de possibilidades, as inovações têm maior probabilidade de serem bem-sucedidas quando são elaboradas para atender às necessidades e características particulares dos estudantes em contextos específicos. Os professores têm um papel importante a desempenhar na personalização da aprendizagem para que seja autêntica e relevante. Eles precisam de liberdade, preparação adequada, recursos instrucionais e suporte para adaptar, construir, elaborar e criar as melhores oportunidades de aprendizagem para seus estudantes. Os currículos do futuro devem proporcionar aos professores uma ampla margem de autonomia, complementada com fortes apoios, incluindo o que é oferecido pela tecnologia, e o que vem de uma rica colaboração com seus pares e de parcerias com especialistas no assunto, como professores universitários e cientistas.”
Comissão Internacional sobre os futuros da educação. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: UNESCO e Fundação SM, 2022, p. 81.

De acordo com o texto, no que diz respeito ao currículo, é possível afirmar que o papel do professor

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis