Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

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Listagem de Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se segue. 


É previsto que o atendimento educacional especializado aconteça em horário contrário ao da aula regular e em sala especial. 

As questões referentes a legislação e currículo mereceram destaque no trabalho de Moreira e Candau (2007), no qual se analisa que a liberdade de organização conferida aos sistemas por meio da legislação vincula-se à existência de diretrizes que os orientam e lhes possibilitam a definição de conteúdos de conhecimento em conformidade com a parte comum do currículo, bem como com sua parte diversificada. Para esses autores, faz-se necessário atender aos desafios postos pelas orientações e normas vigentes, olhando de perto a escola, seus sujeitos, suas complexidades e rotinas e fazer as indagações sobre suas condições concretas, sua história, seu entorno e sua organização interna. Torna-se fundamental permitir que todos os envolvidos se questionem e busquem novas possibilidades para o currículo. Essa questão se torna primordial quando da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), pois essa Base se articula à estruturação dos currículos em cada escola: ambas têm papéis complementares para assegurarem as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo 

#Questão 1047902 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), VUNESP, 2022, Prefeitura de Rio Claro - SP, VUNESP - 2022 - Prefeitura de Rio Claro - SP - Professor de Educação Básica 1 (Quadro 1)

Silva (2016) discute o currículo e a transmissão cultural que cabe à escola. Com base no autor, identifique a alternativa que completa corretamente a frase: O currículo e suas teorias têm como objeto central _________ , que, como construção social, é mutável, instável e provisório(a). 

Em relação ao plano de aula do docente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A avaliação deverá ser realizada somente no final de cada aula, podendo ser informal para fins diagnósticos ou formal para atribuição de notas. ( ) Deve se considerar a objetividade, ou seja, a correspondência do plano com a realidade à que vai aplicar. Deve haver coerência entre os objetivos gerais e os específicos, conteúdos, métodos e avaliação. ( ) Os objetivos gerais se referem ao que o professor espera da assimilação de conhecimentos e habilidades (fatos; conceitos; ideias; relações; técnicas de estudo etc.) e que irá discriminar a forma como que o professor pode avaliar. ( ) O desenvolvimento metodológico irá detalhar a preparação e a introdução do assunto, desenvolvimento, sistematização e aplicação – métodos com que o professor irá desenvolver para alcançar os objetivos propostos. ( ) É um guia de orientação, pois nele são estabelecidos as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente; possui uma ordem sequencial e progressiva. Deve ter flexibilidade, pois, no decorrer das aulas, o plano irá, obrigatoriamente, passando por adaptações em função das situações específica de cada classe.
A sequência está correta em 

#Questão 1047957 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), Instituto Consulplan, 2022, SEED-PR, Área de Conhecimento: Professor para Séries Iniciais

O ensino fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da educação básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, dentre outros. Como já indicado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos, essas mudanças impõem desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da educação básica, mas também entre as duas fases do ensino fundamental: anos iniciais e anos finais. As orientações curriculares para o ensino fundamental de nove anos incluem:
I. Nos anos iniciais, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na educação infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
II. No primeiro ano do ensino fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.
III. Ao longo do ensino fundamental – além desses aspectos relativos à aprendizagem e ao desenvolvimento, na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do ensino fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas. Afinal, essa transição se caracteriza por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, decorrentes principalmente da diferenciação dos componentes curriculares.
IV. Ao longo do ensino fundamental – anos finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante preparar os alunos para as rupturas inerentes ao processo de progressão entre as séries, pois supõe-se que a cada ano os alunos estão mais autônomos.
Está correto o que se afirma em

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