Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

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Listagem de Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

Quanto a este tema, as discussões tomaram corpo nos anos setenta. Já no final dos anos sessenta o movimento marcadamente revolucionário dos estudantes universitários na Europa e na América Latina tinha como eixo a crítica à organização do ensino universitário e o papel do conhecimento na sociedade capitalista discutindo-se, entre outras coisas, a ruptura teoria e prática e a função social dos conteúdos escolares (Follari, 1995). As instituições responderam a algumas exigências do movimento estudantil, iniciando a busca de novos pressupostos que levaram a modificações estruturais e curriculares. Assim, surgiu esse tema, então, para promover a superação da super especialização e da desarticulação teoria e prática, como alternativa à disciplinaridade. Já aqui percebe-se que as discussões acerca desse tema têm inspiração na crítica à organização social capitalista, à divisão social do trabalho e an busca da formação integral do gênero humano. Isso significa dizer que esse tema é muito mais do que a compatibilização de métodos e técnicas de ensino, é, como defende Frigotto (1995), uma necessidade e um problema relacionado à realidade concreta, histórica e cultural, constituindo-se, assim, como um problema ético-político, econômico, cultural e epistemológico.
Fonte: Pires, Marília Freitas de Campos. "Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino." Interface-Comunicação, Saúde, Educação 2.2 (1998): 173-182.
Isso posto, assinale a alternativa que apresenta o conceito ao qual se refere o texto:

Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a realidade. Assim, uma forma útil de distinguirmos as diferentes teorias do currículo é por meio do exame dos diferentes conceitos que elas empregam.
Fonte: Silva, Tomas Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Nesse contexto, assinale o conceito que corretamente se relaciona às teorias críticas do currículo: 

Para ensinar, é fundamental que seja realizado um planejamento, o qual serve como guia para o professor na sua prática. Portanto, planejar é uma atividade que está presente na educação, a qual é indispensável na busca por uma educação de qualidade.
Fonte: SOUZA, José Clécio Silva de; SANTOS, Mathéus Conceição. Planejamento escolar: um guia da prática docente. Revista Educação Pública, v. 19, nº 15, 6 de agosto de 2019.
Sobre o tema planejamento docente, assinale a alternativa correta:

Sobre uma determinada documentação pedagógica, analise as características abaixo:

 Áreas do conhecimento.
 Competências específicas de componente.
 Unidades temáticas.
 Objetos de conhecimento.

As características acima definem o documento pedagógico denominado:

Para Drucker (apud REZENDE, 2008, p. 18), “o planejamento é o processo contínuo de tomar decisões atuais que envolvam riscos, organizar sistematicamente as atividades necessárias para execução dessas decisões e medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”. Como o planejamento está voltado para o futuro, a organização deve estar preparada permanentemente. Nesse sentido, Chiavenato (2006, p. 409) estabelece que “o planejamento é uma função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas necessárias para alcançá-lo adequadamente”.
(Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/206385/2/CST%20GP% 20-%20Planejamento%20-%20MIOLO.pdf.)

O planejamento, sob a abordagem de níveis hierárquicos, pode ser distinguido em três tipos: estratégico, tático e operacional, que estão relacionados aos níveis de decisão em uma pirâmide organizacional. Sobre o nível “estratégico”, assinale a afirmativa correta. 

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