Questões sobre Avaliação Educacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Avaliação Educacional

Como se chama o documento feito pelo professor que contém: o tema da aula, o objetivo, a metodologia, formas de avaliação, referências bibliográficas e outras informações?

Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação – PNE.


A quem cabe a elaboração e o cálculo dos indicadores de rendimento escolar e de avaliação institucional?

As intensões da avaliação na sala de aula são várias. Avalia-se para conhecer o aluno, para identificar se os objetivos estabelecidos para a aprendizagem foram atingidos e para atribuir ao aluno uma nota ou conceito para fins de promoção. Com base em Haidt (2000), assinale a opção que expressa as funções da avaliação da aprendizagem, respectivamente:

#Questão 945337 - Pedagogia, Avaliação Educacional, FUNDATEC, 2023, Prefeitura de Farroupilha - RS, Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Área 1

Em relação ao processo de construção do conhecimento e a avaliação descritos no Referencial Curricular Gaúcho, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Compreende-se avaliação como algo inerente aos processos cotidianos e de aprendizagem, em que todos os sujeitos estão envolvidos.
II. O foco da avaliação é fornecer informações acerca das ações de aprendizagem e diz respeito à construção da autonomia por parte do estudante.
III. A avaliação precisa ocorrer concomitantemente e vinculada ao processo de aprendizagem, numa perspectiva interacionista e dialógica, atribuindo ao estudante e a todos os segmentos da comunidade escolar a responsabilidade do processo de construção e avaliação do conhecimento.

#Questão 945343 - Pedagogia, Avaliação Educacional, FUNDATEC, 2023, Prefeitura de Farroupilha - RS, Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Área 1

Analise as assertivas abaixo sobre os tipos de avaliações, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As avaliações diagnósticas devem ser usadas no início do processo de aprendizagem para que os alunos e professores tenham os dados necessários sobre a situação atual do ensino e, dessa forma, possam direcionar melhor o processo de aprendizagem.
( ) As avaliações somativas devem ser intrínsecas e constantes durante o processo de aprendizagem para entender se os métodos aplicados estão sendo eficientes e realmente absorvidos pelos alunos.
( ) As avaliações formativas podem oferecer um panorama geral sobre o processo de aprendizagem com objetivo de obter as informações necessárias sobre as habilidades e aprendizados desenvolvidos ao final de um processo de ensino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis