Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

#Questão 1052219 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, PS Concursos, 2022, Prefeitura de Sombrio - SC, Auxiliar de Ensino de Educação Infantil - Inclusiva - Edital nº 003

Quanto a introdução alimentar dos bebês é necessário termos alguns cuidados. Analise os itens:


I. Estimular a criança a deglutir, tomando o cuidado para que ela não se engasgue.


II. Oferecer variedade de alimentos que contenham nutrientes diferentes.


III. Não se deve obrigar a criança a comer


Assinale a resposta CORRETA:

#Questão 1052222 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, PS Concursos, 2022, Prefeitura de Sombrio - SC, Auxiliar de Ensino de Educação Infantil - Inclusiva - Edital nº 003

Para Piaget, o indivíduo tende a um equilíbrio, que está relacionado a um comportamento adaptativo em relação à natureza, que por sua vez sugere um sujeito de características biológicas inegáveis, as quais são fonte de construção da inteligência. O desenvolvimento é caracterizado por um processo de sucessivas equilibrações. O desenvolvimento psíquico começa quando nascemos e segue até a maturidade, sendo comparável ao crescimento orgânico: como este, orienta-se, essencialmente, para o equilíbrio. Esse desenvolvimento, apesar de contínuo, é caracterizado por determinadas formas de pensar e agir em diferentes idades, formas que o autor denominou estágios e refletem os diferentes modos de a criança pensar ao longo de sua vida. Segundo Piaget, o desenvolvimento passa por quatro diferentes estágios:
Marque a alternativa INCORRETA:

#Questão 1052234 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, FEPESE, 2022, Prefeitura de Guatambu - SC, Professor de Ensino Fundamental - 1ª a 5ª série - Edital nº 002

Pesquisadores contemporâneos sinalizam que a definição de uma Pedagogia da Infância passa a sustentar-se a partir da incorporação do conceito de heterogeneidade como definidor na constituição dos sujeitos, e exige que a ação pedagógica se oriente por olhares que contemplem:

 O pensamento de Jean Piaget (1896-1980), sua teoria epistemológica e biológica, tem fundamentado vários programas de educação pré-escolar em vários países e, também, no Brasil. Um dos conceitos fundamentais que norteiam a proposta é o construtivismo segundo Piaget, entendido como “o processo pelo qual um indivíduo desenvolve sua própria inteligência adaptativa e o conhecimento”. O objetivo principal consiste em propiciar o desenvolvimento infantil levando em conta a totalidade da personalidade da criança e dando ênfase à autonomia intelectual e moral. Com base nessas informações, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F): 

( ) A criança deve sentir-se segura numa relação não coercitiva com adultos;

( ) A criança deve ser independente, alerta e curiosa; usar iniciativa na busca das curiosidades;

( ) A criança deve ter confiança em sua habilidade e esperar a aprovação do adulto para prosseguir com suas descobertas.

( ) Em relação aos objetivos cognitivos, que surjam com ideias interessantes, problemas e questões;

( ) A criança deve respeitar os sentimentos e direitos dos outros e começar a coordenar diferentes pontos de vista. 

Marque a sequência CORRETA:

#Questão 1052236 - Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, FEPESE, 2022, Prefeitura de Guatambu - SC, Professor de Ensino Fundamental - 1ª a 5ª série - Edital nº 002

Qual dos autores, listados abaixo, ao tratar questões que abarcam a formação do pensamento lógico na criança, defende o pressuposto de que a matemática é resultado do processo mental da criança em relação ao cotidiano, arquitetado mediante atividades de se pensar o mundo por meio da relação com objetos?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis