Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

O ensino de Ciências tem passado por alterações no conteúdo e na forma ao longo do século XX. Na contemporaneidade, o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental aponta para uma perspectiva de aprendizagem significativa, o que implica:

Analise as proposições abaixo que caracterizam as abordagens de ensino sobre o desenvolvimento e a aprendizagem.

I- Acriança reconstrói internamente as formas culturais de ação e pensamento, a partir das relações com o outro.
II- A aprendizagem resulta de processos de assimilação e acomodação sobre conhecimentos das coisas e dos fatos pertencentes ao meio incorporados aos esquemas pré-existentes.
III- O processo de adaptação do organismo ao meio se dá mediante os estímulos existentes no ambiente.
IV- Acriança, ao nascer, traz consigo características que definem o desenvolvimento e a aprendizagem.

Marque a alternativa que apresenta a série de enfoques que tem relação direta com as proposições acima. 

Sofia é uma estudante do Ensino Fundamental anos iniciais ele está no primeiro ano assim que iniciou o ano letivo a Professora Eliana observou algumas características no desenvolvimento das atividades da Sofia foram elas:
? Problemas de coordenação motora: dificuldade para saltar, correr e manter o equilíbrio em tarefas simples do dia a dia. ? Dificuldades de fala. ? Falta de atenção. ? Dificuldade de concentração. ? Dificuldade em aprender e acompanhar canções infantis, comuns na escola. ? Essas características descrevem:

A coordenadora Maria recebeu vários relatos dos professores do nono ano sobre o comportamento do Estudante e segue um trecho dos relatos feitos pelos professores.
Eduardo, ela é uma estudante amável, que não consegue se concentrar com facilidade, nem ficar muito tempo sentada, principalmente se o conteúdo não for tão interessante para ele. Além disso, Eduardo quer realizar várias tarefas ao mesmo tempo, sem finalizar nem uma delas.
O educando logo em seguida, foi encaminhado ao Psicopedagogo da escola, que o identificou as características apresentadas como sendo o distúrbio de aprendizagem:

No desenvolvimento das atividades pertinentes aos psicopedagogo no processo de intervenção ele age diretamente sobre o indivíduo seja ele; criança, adolescente ou adulto, a fim de encontrar quais as causas de suas dificuldades e intervindo para superação das mesmas O psicopedagogo procura saber quais as causas do aluno não aprender e busca entender as influências _______ e _______ que podem lhe favorecer ou desfavorecer investigando e promovendo mudanças nos processos cognitivos emocionais e pedagógicos que possam interferir no processo de aprendizagem buscando sempre solucionar ou amenizar os problemas.
Assinale a alternativa que preencha a lacuna:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis